
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Perroni, Maria Cecilia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Anunciaçao, Vera Lucia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33175 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33175 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Cecília Perroni | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Letras. Defesa: Curitiba, 2004 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentraçao: Estudos linguísticos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo propõe uma análise das produções escritas de adolescentes diagnosticados como deficientes mentais leves e moderados, tendo como referencial teórico-metodológico o interacionismo sociodiscursivo proposto por Bronckart e ferramentas teóricas da Lingüística Textual, da Aquisição da Linguagem e da Neurolingüística discursivamente orientadas. Após a apresentação dos sujeitos cujos textos constituem o objeto de estudo deste trabalho, com suas respectivas avaliações, explicitam-se as condições de produção dos dados, fator de grande relevância para o estabelecimento da coerência. Analisam-se, então, os textos selecionados, tendo como base os "estratos" que, segundo Bronckart, compõem o "folhado textual", considerando-se também contribuições das áreas da Lingüística mencionadas acima, a fim de buscar evidências de que há muito de "normal" nas produções escritas de nossos sujeitos. Aspectos léxico-sintáticos e propriamente gráficos dos dados são também levantados e confrontados com dados de crianças que freqüentam escolas regulares, com dados de Surdez e de Afasia, buscando-se vislumbrar, a um tempo, aproximações mais pontuais com o processo de aquisição da escrita na "normalidade" e com escritas tidas como "desviantes". Finalmente, discutem-se aspectos teórico-metodológicos envolvidos em análises da linguagem de sujeitos singulares como os nossos, evidenciando os principais pontos ou fenômenos detectados em nossa análise e, a partir deles, projetando suas possíveis repercussões no domínio dos estudos sobre DM em seus diversos aspectos. Este trabalho denuncia a lacuna ainda existente na área da Neurolingüística em relação à deficiência mental, e espera-se que o estudo de aspectos textuais das produções escritas de adolescentes com DM leve e moderada, bem como o levantamento de questões relativas a aspectos mais pontuais de sua escrita, constituam-se em subsídios lingüísticos para as pesquisas sobre deficiência mental. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The proposal of this research is to analyze the written compositions of teenagers classified as mild and moderate mental deficient people. The theoretical-methodological basis for that is the social-discursive interactionism, as proposed by Bronckart, and theoretical tools coming from discoursively oriented Text Linguistics, Language Acquisition and Neurolinguistics as well. After the presentation of the subjects whose texts constitute the object of this study, with their respective clinical evaluations, data producing conditions, considered a very important factor for coherence establishment, are presented. Then we analyze the selected texts, taking as a theoretical basis the "strata" that, according to Bronckart, compose the "textual foliage", taking into account the contributions coming from linguistic areas mentioned above, as well, in order to gather evidences that there is "too much" of "normal" in our subjects's written productions. Lexical-syntactic and properly graphic aspects of the data are also risen and compared to those that appear in data produced by children from regular schools and to data coming from hearing deficiency and aphasia as well, trying to glimpse features, at a time, related to more punctual aspects of written language acquisition process in "normal" conditions and features that aproximates the written productions of our subjects to other so called "deviant writings". Finally, theoretical-methodological aspects involved in language analysis of singular subjects as ours are discussed, showing the main points or phenomena detected in our analysis and, departing from them, projecting their possible repercussions in the domain of the studies about Mental Deficiency in their various aspects. This Work denounces the still existing gap in Neurolinguistics in relation to Mental Deficiency. It is expected that a study of textual aspects of written productions of teenagers with mild and moderate Mental Deficiency and the raising of questions related to more punctual aspects of their writing may subsidize other studies in Mental Deficiency . | - |
| Formato: dc.format | 228f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiencia mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem escrita - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textos - Elaboração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jovens com deficiência mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
| Título: dc.title | A produção de textos na deficiência mental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: