Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Pedro Rodolfo Bodê de, 1960-2021 | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Política | - |
Autor(es): dc.creator | Javornik, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33131 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33131 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Pedro Rodolfo Bodê de Moraes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Sociologia Política | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho discorre sobre a atuação da Patrulha Escolar Comunitária em episódios de violência (ou violências) ocorridos no interior das escolas públicas do Estado do Paraná. Tem como hipótese de que a atuação da Patrulha Escolar Comunitária não contribui para a diminuição de tais violências. No intuito de comprovar tal hipótese, o trabalho desenvolve-se em cinco capítulos. O primeiro, introduz a temática, inerente ao campo educacional, ao campo da Sociologia Política. O segundo, aborda a história da educação no Brasil, salientando suas características autoritárias, fruto da história do país. O terceiro capítulo, menciona a história da polícia e do policiamento, relacionando-o, também, ao histórico autoritário do país. O quarto capítulo, relaciona a educação e a polícia, os dois históricos abordados anteriormente, com vistas a compreender as políticas atuais, como a que mantém o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária. Por fim, tecem-se considerações finais a respeito do texto, encontrando-se uma resposta à hipótese inicial de pesquisa | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle social | - |
Título: dc.title | A Educação e as ações de combate à violência escolar implantadas pelo Governo do Estado do Paraná : a ação da Patrulha Escolar Comunitária como forma de controle social perverso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: