Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brambatti, Luiz Ernesto, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Noeli Kerber da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33108 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33108 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Luiz Ernesto Brambatti | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa busca descrever o processo de inclusão de alunos que ocorre desde2010, no Colégio Presidente Castelo Branco, localizado na zona urbana de Foz doIguaçu PR, bairro próximo ao centro da cidade. Onde estão matriculados alunos ealunas de várias comunidades desde os bairros próximos até o mais afastados docentro da cidade. Dentre os (as) matriculados (as) temos os provenientes da árearural. De acordo com a profissão dos pais ou responsáveis temos os filhos e filhasde pais que atuam no comércio informal, os filhos (as) de muambeiros³, (as), osfilhos (as) de pescadores. Também temos alunos vindos de outros países,principalmente do Paraguay, os chamados brasiguaios, que são filhos de brasileirosnascidos no Paraguay, a maioria residindo na área rural deste país. Nesse sentido, apesquisa relata algumas práticas pedagógicas que possibilitaram incluir a educaçãodo campo numa escola pública, onde as diversidades são muitas, mas permitem umtrabalho em equipe e diferenciado | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Título: dc.title | Práticas pedagógicas que possibilitaram a inclusão da educação do campo na Escola Estadual Presidente Castelo Branco de Foz do Iguaçu | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: