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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Katuta, Angela Massumi, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Engelage, Uana Carine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33101 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Ângela Massumi Katuta | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo visa trazer reflexões sobre propostas de educação aplicada no MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e seus interesses. A Educação do Campo permite nos fazer tais questionamentos para termos uma visão mais consciente, partindo dos sujeitos frente ao movimento social, que luta por uma educação igualitária, seja ela mo campo ou cidade. A Educação do rural passa a ser questionada a partir dos anos 80, do século XX, muitos movimentos sociais passam a defender e construir elementos reflexivos sobre a educação do campo que hoje se torna foco de pesquisa para vários segmentos. Isso porque sua estrutura como formadora de políticas para os sujeitos do campo possibilita que os mesmos reconstruam sua identidade em uma perspectiva de assegurar os seus direitos como cidadãos sociais e políticos. Muitos autores apontam para a dicotomia educacional, mostrando a crescente onda de preconceitos sobre os educando do campo. A quem devemos culpar se o movimento para educação dentro do MST gera essa diferença de opinião, pois se o agente organizador é o Estado? Também não podemos esquecer que a educação é um dos pontos primordiais do MST, onde seus agentes se preocupam com uma formação adequada para a compreensão da sua realidade, mas reinvidicando uma educação diferenciada daquela da cidade | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil) | - |
Título: dc.title | Movimento social : o MST e a educação do campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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