Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Michelotto, Regina Maria, 1941- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Ana Lúcia Ribeiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:57:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:57:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/33091 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33091 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação tem por tema a gestão da educação da Rede Municipal de Ensino de Araucária/PR e como objeto de pesquisa a relação entre as ações referentes à gestão da educação efetivadas na administração municipal (2001- 2004) e as ações do Programa de Gestão Democrática da Proposta de Plano Municipal de Educação de Araucária/PR (PMEA) do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal. A partir da compreensão gramsciana de Estado ampliado e de Bloco-Histórico, tal relação foi analisada buscando-se desvelar as possibilidades existentes no Estado capitalista de uma perspectiva contrária à manutenção das relações de classe. Neste sentido, tomando-se como referência os princípios da Gestão Democrática, expressos nas categorias gerais de análise: conteúdo democrático e forma participativa, procurou-se explicitar a concepção que orienta as ações da Gestão da Educação Municipal de Araucária, tomando como referência privilegiada o PMEA, suas possibilidades e seus limites de efetivação no contexto sócio-político da administração municipal (2001-2004). Para tanto, buscou-se analisar em que medida as ações contidas no Programa de Gestão Democrática do PMEA evidenciam a unidade e/ou dicotomia entre conteúdo democrático e forma participativa, bem como avaliar a viabilidade de efetivação de tais propostas, apontando seus limites e suas possibilidades, visando verificar também se as ações desenvolvidas pela administração municipal (2001-2004), no que se refere à Gestão da Educação, têm se aproximado ou se distanciado do proposto no Programa de Gestão Democrática do PMEA. Os resultados da investigação permitiram perceber a influência das agências internacionais, como o Banco Mundial, na definição da agenda de reformas educacionais no município, para isso foi imprescindível a análise das orientações do Programa de Apoio aos Secretários de Educação Municipais (PRASEM), que nos anos 90 é a expressão dessas orientações. Tais determinações materializamse na gestão política educacional de Araucária (2001-2004), ao se aproximar dos princípios da Gestão da Qualidade Total (Gestão Compartilhada), porque mesmo fazendo uso de formas participativas mantém um autoritarismo próprio a governos conservadores que exercem o poder na perspectiva de dominação, centralizando as decisões e descentralizando (desconcentrando) a execução. Pode-se considerar, como alternativa democrática a tal situação, a Proposta de PMEA a qual encerra as possibilidades e os limites do exercício do planejamento participativo na formulação das políticas públicas para a educação municipal, que no caso estudado, apresenta como lacuna a falta de definição precisa das metas financeiras. O financiamento aparece assim na esfera municipal como um dos grandes limitadores da efetivação do PMEA, semelhante ao que ocorre com o Plano Nacional de Educação (PNE) e que os transformam em carta de intenções. Esse é o desafio a ser superado para os que defendem a escola pública, gratuita e universal de qualidade social, como condição para a conquista de uma outra sociedade na qual prevaleça a igualdade de acesso aos bens materiais e culturais no sentido da emancipação humana. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração municipal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Título: dc.title | Plano e gestao da educaçao municipal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: