Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mengarelli, Rodrigo Rosi, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Ustane Mertig Martins do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33082 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Rodrigo Rosi Mengarelli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Através de um estudo sobre as localidades rurais e o cotidiano do homem do campo, a escola inicia à busca pela valorização da cultura do meio rural, a partir deste conhecimento a Educação do Campo é inserida nas escolas de forma a não ser simplesmente adaptada em Projetos Políticos Pedagógicos já inúmeras vezes reformulados sem discricionariedade, os quais acabam por perder parte da sua identidade. As Diretrizes do Campo precisam ser apropriadas para que o seu conteúdo, forma e parâmetros específicos sejam respeitados a fim de proporcionar a estes alunos uma gestão pedagógica coerente com a sua realidade de vida, bem como é preciso um respeito ao elo existente entre a sua identidade e o seu local de moradia e trabalho | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político-pedagógico | - |
Título: dc.title | A escola frente à educação do campo e sua consolidação a partir do projeto político pedagógico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: