
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Paglia, Edmilson Cezar, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
| Autor(es): dc.creator | Meira, Antonio Michel Kuller | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33075 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33075 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Edmilson Cezar Paglia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação do Campo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Os faxinais são comunidades tradicionais do Paraná, reconhecidas Cf. Decreto Federal 10.408/2006. Comissão de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, Lei Estadual 15.673/07 e diversas leis municipais. As comunidades de Faxinais organizam-se em criadores comunitários, onde uma das principais características é o uso coletivo da terra, para criação de animais de pequeno e grande porte, além de possuir diversas outras atividades agrícolas e extrativistas tradicionais. A partir do ano 2005 com a organização do 1º encontro dos povos de Faxinais, essas comunidades organizaram-se em movimento social, denominado Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses, onde desde então, estão discutindo em encontros, seminários, reuniões, novas propostas de políticas públicas especificas para os faxinalenses, sendo estas encaminhadas aos governos Municipal, Estadual e Federal. Entre diversas propostas dos faxinalenses, a educação do campo, especifica para os educandos oriundos das comunidades de faxinais, aparece como demanda fundamental, para a valorização da identidade de faxinalense e sujeitos do campo. Através da pesquisa realizada conheceremos por meio de entrevistas, relatos, encontros presenciados e experiência adquirida em contato com educadores do campo e faxinalenses, algumas das demandas dos faxinalenses em relação à educação do campo. A experiência presenciada possibilitou fortalecer a visibilidade dos faxinalenses em busca de reconhecimento de sua identidade, aliado a uma proposta de educação do campo especifica, apropriada à cultura dos educandos faxinalenses | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade | - |
| Título: dc.title | Desafios contemporâneos, para implementação de políticas educacionais emancipatória voltada para educandos nas comunidades tradicionais de faxinais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: