Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bica, Gabriela Schenato, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Franciane Indianara Noqueli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33074 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Gabriela Schenato Bico | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo apresenta as reflexões sobre as dificuldades de acesso dos alunos das áreas rurais nas salas de apoio, que tem como objetivo minimizar as defasagens de aprendizagem dos alunos de 5ª série do Ensino Fundamental. A preocupação sobre esse assunto surgiu após a comprovação de que os alunos do campo apresentam dificuldades para frequentarem a escola em horário de contra-turno, representadas pela distância entre a moradia e a escola, ausência de transporte escolar, o que onera as famílias dos alunos que necessitam de atendimento na sala de apoio, e que contribui para que os mesmos desistam de frequentar as aulas. Além disso, a presença dos alunos na escola em horário integral é dificultada pela ausência de alimentação, visto que não há fornecimento de almoço na unidade escolar, sem contar que esses alunos saem de casa muito cedo e retornam muito tarde. Assim, esta análise busca compreender as causas e apresentar soluções para o problemas após a realização de questionários e pesquisas com os pais e comunidade visando oferecer aos alunos com baixo rendimento a oportunidade de desenvolver conhecimentos consistentes que os levem a promoção no final do ano letivo | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Título: dc.title | Democratizando o acesso dos alunos das áreas rurais nas salas de apoio do Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto no ano de 2010 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: