
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Knoll, Ariana Chagas Gerzson, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
| Autor(es): dc.creator | Fontes, Denise Pinheiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33052 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33052 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Ariana Chagas Gerzson Knoll | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A percepção ambiental e patrimonial que se espera de professores e alunos está vinculada à forma de como a escola sistematiza essa formação ao dar menor ou maior importância às questões dessa natureza. Este trabalho monográfico consiste numa reflexão sobre o papel da Educação ambiental e patrimonial no contexto atual e sua capacidade de operacionalizar programas curriculares significativos, que venham promover mudanças de comportamento, firmados em atitudes ecologicamente corretas, bem como adequar um curso presencial voltado para essas questões na modalidade EaD, visando a formação continuada de professores do Ensino Fundamental a partir do diagnóstico do público alvo. A proposição dos estudos, nessa modalidade, deve ser planejada com todas as prerrogativas necessárias para um funcionamento de qualidade, segundo os Referenciais de Qualidade de Educação Superior a Distância (HORTA, 1999). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, por levar em consideração respostas descritivas obtidas pela caracterização do sujeito que foi pesquisado, dados da sua profissionalização, bem como informações a respeito do conceito que fazem sobre formação continuada e de estudos em Educação a distância, devidamente interpretados e apresentados através de quadros e gráficos. (PESCUMA e CASTILHO, 2005). A investigação teve como sujeitos professores da rede pública em pleno exercício de sala de aula, a fim de ser possível elaborar uma proposta condizente com a realidade dos cursistas (FREIRE,2003). Tendo em vista se elaborar um curso de Extensão em Educação Ambiental e Patrimonial na modalidade a Distância, a ser oferecido pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, os resultados apontaram para uma clientela ávida por conhecimentos, buscando concluir a graduação, interessados na formação profissional continuada, reconhecendo a importância das mídias para o ensino e aprendizagem, desejosos em cursar pós graduação e dispostos a optar por cursos na modalidade EaD, embora não se sintam preparados para essa nova maneira de aprender, por não terem acesso aos recursos metodológicos e não estarem integrados ao seu manuseio. No entanto, essa última situação torna-se uma dificuldade, mas não inviabiliza a participação nos cursos, desde que tenham acesso a computadores e se adquiram conhecimentos básicos de interação com os recursos tecnológicos | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The environmental perception and assets that are expected of teachers and students is linked to the school as a way of systematizing the training to make minor or major issues of this nature. This monograph is a reflection on the role of environmental education and equity in the current context and their ability to operationalize meaningful curriculum that will foster changes in behavior, attitudes forged in environmentally friendly, and fit a classroom course in facing these issues distance education mode, with a view to continuing education of teachers of elementary school since the diagnosis of the target audience. The proposition in this kind of studies should be planned with all the necessary prerogatives to a quality operation, according to the Benchmarks of Quality Distance Higher Education. (Hurt, 1999). For this purpose a survey was conducted field a qualitative approach, by taking into account descriptive answers obtained by the characterization of the subject that was researched, details of your professional as well as information about the concept of making and continuing education studies in Education distance, properly interpreted and presented through charts and graphs. (Pescuma and Castilho, 2005). The investigation was to subject public school teachers in the full exercise of the classroom in order to be able to prepare a proposal consistent with the reality of the course participants. (Freire, 2003). In order to elaborate an extension course in Environmental Education and Equity in the distance, to be offered by the Institute of Higher Education President Kennedy, the results pointed to a clientele eager for knowledge, seeking to complete the degree, interested in continuing vocational training recognize the importance of media for teaching and learning in graduate school graduate eager and willing to opt for courses in distance learning mode, although do not feel prepared for this new way of learning, because they lack access to resources not being integrated methodological and its handling. However, this last situation is a difficult, but not impossible to participate in courses provided they have access to computers and to acquire basic knowledge of interaction with the technological resources | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | Memória histórica na modalidade EaD : uma proposta de formação para professores do Ensino Fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: