A importância de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a formação dos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Cel.Milton Freire de Andrade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnoll, Ariana Chagas Gerzson, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância-
Autor(es): dc.creatorDumaresq, Ana Paula da Silva Dantas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:18:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:18:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33047-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33047-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ariana Chagas Gerzson Knoll-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A realização deste trabalho teve por objetivo principal verificar a importância da criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a formação dos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Cel. Milton Freire de Andrade, determinando-se, especificamente, caracterizar o perfil do aluno da academia de polícia militar em estudo; levantar, junto aos alunos, informações sobre a sua opinião referente à formação profissional e a educação à distância; e identificar a funcionalidade da educação envolvendo os ambientes virtuais e a interatividade. Através da criação desse ambiente as atividades de ensino serão facilitadas, além de agilizar na transferência de informações, oferecendo conhecimento sobre o histórico escolar, conteúdo de cada disciplina, podendo, também, o docente ter acesso e manter uma comunicação mais ágil com os alunos. Além disso, todo o material de estudo de determinada disciplina, plano de aulas, atualizações, ficaria à disposição do aluno nesse ambiente, podendo, também, interagir com outros alunos e com os professores até mesmo para a confecção e postagem de trabalhos. Para tanto foram realizadas abordagens envolvendo considerações sobre a educação à distância, apresentando-se alguns aspectos sobre esse tipo de ensino, bem como da importância da formação profissional à distância e a legislação vigente. Em outro momento aborda-se sobre os ambientes virtuais de aprendizagem, direcionando-se para sua atuação e aplicabilidade. A metodologia utilizada constou de uma pesquisa do tipo descritivo, com procedimento técnico envolvendo uma pesquisa de campo e análise dos dados de forma quantitativa. O universo trabalhado envolveu todos os alunos da Academia, totalizando em 16 alunos oficiais, caracterizando em um estudo censitário, com dados coletados através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. Ao término do estudo, pode-se constatar que através da implantação do AVA, o acesso dos alunos à informação será facilitado, além de obtê-la com mais agilidade, bem como a prestação de serviços, extinguindo-se a obrigatoriedade das apostilas, que equivale a maior parte dos custos e, baseando-se nos resultados apresentados, concluiu-se que essa implantação seria relevante, pois, em se tratando de Segurança Pública, a Polícia Militar do RN precisa estar atualizada com as novas tecnologias, contribuindo para o aperfeiçoamento no combate à criminalidade-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPoliciais - Ensino via Web-
Título: dc.titleA importância de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a formação dos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Cel.Milton Freire de Andrade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.