
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Knoll, Ariana Chagas Gerzson, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
| Autor(es): dc.creator | Dumaresq, Ana Paula da Silva Dantas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33047 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33047 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Ariana Chagas Gerzson Knoll | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A realização deste trabalho teve por objetivo principal verificar a importância da criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a formação dos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Cel. Milton Freire de Andrade, determinando-se, especificamente, caracterizar o perfil do aluno da academia de polícia militar em estudo; levantar, junto aos alunos, informações sobre a sua opinião referente à formação profissional e a educação à distância; e identificar a funcionalidade da educação envolvendo os ambientes virtuais e a interatividade. Através da criação desse ambiente as atividades de ensino serão facilitadas, além de agilizar na transferência de informações, oferecendo conhecimento sobre o histórico escolar, conteúdo de cada disciplina, podendo, também, o docente ter acesso e manter uma comunicação mais ágil com os alunos. Além disso, todo o material de estudo de determinada disciplina, plano de aulas, atualizações, ficaria à disposição do aluno nesse ambiente, podendo, também, interagir com outros alunos e com os professores até mesmo para a confecção e postagem de trabalhos. Para tanto foram realizadas abordagens envolvendo considerações sobre a educação à distância, apresentando-se alguns aspectos sobre esse tipo de ensino, bem como da importância da formação profissional à distância e a legislação vigente. Em outro momento aborda-se sobre os ambientes virtuais de aprendizagem, direcionando-se para sua atuação e aplicabilidade. A metodologia utilizada constou de uma pesquisa do tipo descritivo, com procedimento técnico envolvendo uma pesquisa de campo e análise dos dados de forma quantitativa. O universo trabalhado envolveu todos os alunos da Academia, totalizando em 16 alunos oficiais, caracterizando em um estudo censitário, com dados coletados através de um questionário com perguntas fechadas e abertas. Ao término do estudo, pode-se constatar que através da implantação do AVA, o acesso dos alunos à informação será facilitado, além de obtê-la com mais agilidade, bem como a prestação de serviços, extinguindo-se a obrigatoriedade das apostilas, que equivale a maior parte dos custos e, baseando-se nos resultados apresentados, concluiu-se que essa implantação seria relevante, pois, em se tratando de Segurança Pública, a Polícia Militar do RN precisa estar atualizada com as novas tecnologias, contribuindo para o aperfeiçoamento no combate à criminalidade | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Policiais - Ensino via Web | - |
| Título: dc.title | A importância de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para a formação dos alunos oficiais da Academia de Polícia Militar Cel.Milton Freire de Andrade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: