Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
Autor(es): dc.creator | Menescal, Jaritza Madje Estigarriga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33044 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33044 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Glaucia da Silva Brito | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar os principais fatores que contribuem para a evasão nos cursos do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado, ofertados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Jerônimo Rosado - NTE, na cidade de Mossoró/RN. O passo inicial do trabalho foi uma pesquisa bibliográfica, objetivando uma maior fundamentação teórica acerca do objeto da pesquisa, para uma melhor análise dos dados consultados no Sistema de Informação do Proinfo Integrado – SIPI. Em seguida, foi elaborado um questionário semiaberto, com questões de múltipla escolha seguidas de espaço para complementação ou justificativa da resposta, aplicado, por amostragem, aos cursistas considerados evadidos. Finalizando esse trabalho, foi feita a análise dos dados obtidos no SIPI, para determinar e comparar o índice de evasão nos três cursos pesquisados, e a análise dos dados obtidos na pesquisa de campo, para verificar que fatores contribuíram para este fenômeno. Os resultados apontaram para um conjunto de fatores, representados em categorias-síntese, apresentadas por ALMEIDA (2007) na classificação dos principais motivos que contribuem para a desistência dos alunos em cursos a distância: fatores situacionais, falta de apoio acadêmico, problemas com a tecnologia, falta de apoio administrativo e sobrecarga de trabalho | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Título: dc.title | A evasão nos cursos a distância do Proinfo integrado ofertados pelo NTE Jerônimo Rosado - Mossoró/RN | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: