Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reich, Silvia Teresa Sparano | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Maria do Socorro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:01:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:01:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33042 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33042 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Silvia Teresa Sparano Reich | - |
Descrição: dc.description | Co-orientador: Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a influência do Curso Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs na prática pedagógica de professores de escolas públicas estaduais na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. A pesquisa de campo ocorreu em três escolas, denominadas de escolas A, B e C. Os participantes da pesquisa foram professores, supervisores e gestores, aqui denominados de cursistas. Da escola A participaram sete, da escola B três, e da escola C três, totalizando, assim, treze cursistas. Esses sujeitos responderam a um questionário com oito questões, sendo duas abertas e seis fechadas. Os resultados mostraram que o curso exerceu influência positiva na prática pedagógica e na vida pessoal dos cursistas. Os recursos tecnológicos que passaram a ser mais utilizados pelos respondentes foram o computador e o data-show, destacou-se, também, nas respostas dos mesmos, os recursos de informática de um modo geral. Outro aspecto importante foi um participante da pesquisa afirmar que após a realização do curso passou a utilizar os recursos tecnológicos de forma mais organizada – subentendese, planejada, adequada à realidade e aos conteúdos trabalhados em sala de aula | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Título: dc.title | Um estudo da influência do Curso Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TICs na prática pedagógica de professores de escolas públicas estaduais de Mossoró - Rio Grande do Norte | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: