
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Knoll, Ariana Chagas Gerzson, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
| Autor(es): dc.creator | Pessoa, Jomara Dantas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33040 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33040 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Ariana Chagas Gerzson Knoll | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O atual meio técnico-científico-informacional requer que o ensino de Geografia apresente respostas a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na prática educativa, de modo a alicerçar o desenvolvimento e a melhoria na qualidade do ensino, através de recursos tecnológicos que auxiliem no processo ensino-aprendizagem. Em face desse contexto, o presente trabalho reflete o interesse de conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Geografia do ensino fundamental II da rede estadual e municipal da cidade de Caraúbas associado ao uso das tecnologias da comunicação e informação TICs, discutindo os fatores que facilitam e/ou que dificultam o desenvolvimento do professor para integrar esse recurso à sua prática pedagógica. Em termos específicos buscou-se compreender a avaliação que fazem da própria formação, no que se refere ao desenvolvimento das competências necessárias para o uso pedagógico das TICs e, além disso, propor processos de capacitação na modalidade a distância para o seu uso no âmbito da aula de Geografia. A pesquisa foi conduzida com 05 professores de Geografia, selecionados em 03 unidades escolares, sendo duas da rede estadual e uma da rede municipal, que trabalham com o ensino fundamental II na cidade de Caraúbas. Utilizou-se um questionário misto, com questões fechadas e abertas que foram aplicadas com esses sujeitos. Concomitante a aplicação dos questionários, foram realizadas observações in locu, onde se procurou na medida do possível acompanhar o cotidiano escolar para o delineamento do perfil dessas instituições pesquisadas, bem como conhecer as práticas pedagógicas inerentes aos professores de Geografia, sobretudo, no que se refere aos usos das TICs. Ametodologia empregada foi a abordagem de cunho qualitativo e de natureza descritiva, apoiada em pesquisa de campo. A análise dos dados orientou o processo de interpretação das respostas às questões. As referências teóricas para a construção das reflexões dos professores foram Moran (2000; 2011), Valente (1993) Almeida (1998), Vesentini (2003). Os resultados mostram que a formação continuada que os professores realizam não é suficiente para prepará-los no âmbito da utilização das TICs no ensino de Geografia. Apesar das necessidades expressas pelo atual cenário educacional que denota a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas, a realidade revela um cenário diferente do apregoado pela literatura especializada, do uso das tecnologias da comunicação e informação. Os resultados da pesquisa nortearam o planejamento de um curso de capacitação à distância na formação de uso das TICs no contexto das aulas de Geografia, fomentando melhorarias na qualidade para o seu uso refletindo-se numa utilização que propicie a aprendizagem dos alunos | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Título: dc.title | O ensino de geografia e as tecnologias da informação e comunicação : uma proposta de formação docente na modalidade de ensino à distância | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: