As dificuldades da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas de São José do Campestre-RN

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReich, Silvia Teresa Sparano-
Autor(es): dc.contributorSoares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância-
Autor(es): dc.creatorCosta, William Moura da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:12:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:12:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33032-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33032-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Silvia Teresa Sparano Reich-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Ensinar nas escolas públicas brasileiras na sua maioria acontece apenas com livro, caderno, quadro e giz. O uso das tecnologias e sistemas de informação como o computador conectado à internet nas escolas, tem se tornado uma ferramenta importante no apoio ao processo ensino-aprendizagem. Este trabalho foi realizado mediante pesquisa que traz à tona respostas de como os professores da rede pública de ensino de São José do Campestre-RN se comportam diante as dificuldades em utilizar ferramentas tecnológicas na sua prática pedagógica na chamada era digital. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa-descritiva procurando propor recomendações que possam contribuir em dar início a um processo de capacitação na modalidade EaD. Os dados foram coletados, tabulados e apresentados em gráficos mediante respostas obtidas de questionários respondidos por 40 professores de duas escolas públicas do município de São José do Campestre, Estado do Rio Grande do Norte, que participaram de forma voluntária. Os resultados demonstraram a necessidade urgente de apresentar possíveis meios para vencer as dificuldades encontradas e de sugerir projetos de formação continuada em Educação à Distância que abordem temas no campo da tecnologia da informação e comunicação-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Título: dc.titleAs dificuldades da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas de São José do Campestre-RN-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.