Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reich, Silvia Teresa Sparano | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, William Moura da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:12:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:12:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/33032 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33032 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Silvia Teresa Sparano Reich | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distância | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Ensinar nas escolas públicas brasileiras na sua maioria acontece apenas com livro, caderno, quadro e giz. O uso das tecnologias e sistemas de informação como o computador conectado à internet nas escolas, tem se tornado uma ferramenta importante no apoio ao processo ensino-aprendizagem. Este trabalho foi realizado mediante pesquisa que traz à tona respostas de como os professores da rede pública de ensino de São José do Campestre-RN se comportam diante as dificuldades em utilizar ferramentas tecnológicas na sua prática pedagógica na chamada era digital. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa-descritiva procurando propor recomendações que possam contribuir em dar início a um processo de capacitação na modalidade EaD. Os dados foram coletados, tabulados e apresentados em gráficos mediante respostas obtidas de questionários respondidos por 40 professores de duas escolas públicas do município de São José do Campestre, Estado do Rio Grande do Norte, que participaram de forma voluntária. Os resultados demonstraram a necessidade urgente de apresentar possíveis meios para vencer as dificuldades encontradas e de sugerir projetos de formação continuada em Educação à Distância que abordem temas no campo da tecnologia da informação e comunicação | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Título: dc.title | As dificuldades da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas de São José do Campestre-RN | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: