Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Gracialino da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Gisele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:44:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:44:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/33004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/33004-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Gracialino da Silva Dias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a permanência, enquanto tempo e espaço reservado aos educadores para estudos e desenvolvimento de ações voltadas ao planejamento do trabalho pedagógico realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O foco de análise se volta para formação dos educadores que atuam na escola pública, considerando que esta é a escola que atende a maioria da população. Neste sentido, buscar-se-á compreender a questão da formação dos educadores inserida no contexto da sociedade capitalista, sociedade esta, marcada pelas contradições de classes. O tema formação dos educadores da educação infantil ganha importância no meio acadêmico, visto que recentemente essa modalidade de ensino passou a integrar a Educação Básica. É importante ressaltar que a formação de professores, em âmbito geral, nas últimas décadas tem suscitado vários estudos e discussões entre os educadores preocupados em contribuir para a efetivação de uma educação que se proponha à elevação cultural das massas e sua emancipação. O educador, profissional da educação infantil, necessita de formação, a qual tem sido delimitada pelos interesses da sociedade em que se insere, ou seja, a formação do educador tem sido demarcada por um mínimo necessário às necessidades da sociedade capitalista. Em consequência, o atendimento às crianças pequenas, filhas de trabalhadores, tem tido em sua maioria, um caráter assistencialista, pautado no cuidado. Importa destacar que é pela formação deste profissional, que atua na escola pública, que se estará também determinando a formação dos demais trabalhadores envolvidos no processo educativo, em especial, a formação dos pais das crianças. Os educadores de CMEI’s devem promover um diálogo crítico-reflexivo com as famílias, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, em que todos independente de sua classe tenham direito uma vida digna. CMEI e Família, por meio do diálogo, devem repensar qual educação queremos para as nossas crianças, visto que elas são os futuros cidadãos da nação. E ainda, devem propor um projeto contra-hegemônico de sociedade-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPedagogia critica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleOs desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba-
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