Avaliação da poluição sonora gerada pelo tráfego ferroviário na Cidade de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental-
Autor(es): dc.creatorBunn, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:02:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:02:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/32971-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32971-
Descrição: dc.descriptionResumo: As ferrovias que passam pela cidade de Curitiba cumpriram um importante papel no desenvolvimento do Estado do Paraná. Na época o traçado era condizente com a cidade, mas hoje é incompatível com a ocupação urbana e o adensamento da Região Metropolitana (SILVA, 2009). Atualmente, a cidade de Curitiba possui 2 grandes ramais ferroviários: Ramal Jardim Botânico e o Ramal Rio Branco do Sul. Devido à grande interação com a malha urbana, a presença da linha férrea causa diversos problemas à população próxima à via, como a poluição sonora. Sabendo da problemática em questão, o objetivo do estudo é o de quantificar o problema ambiental ocasionado pelo ruído ferroviário na capital paranaense e propor possíveis alternativas. O estudo foi elaborado através de medições e mapeamentos acústicos nos dois ramais ferroviários da cidade. Ao todo foram avaliadas 26 das 48 passagens de nível existentes na cidade. Em cada ponto avaliado as medições foram subdivididas em: 1) Situação A - Medição da passagem do trem com acionamento da buzina; 2) Situação B - Medição com a passagem do trem sem buzinar; e 3) Situação C - Medição do ruído ambiente sem a passagem do trem. Segundo as medições realizadas em ambos os ramais, todos os pontos da situação A e da situação B estão acima dos níveis sonoros permitidos pela legislação municipal 10.625/02. Além das medições, foram calculados mapas de ruído para uma visualização global do ruído gerado pelo trem. Pelos mapeamentos acústicos, foi observado que as regiões próximas às passagens de nível são as mais impactadas, pois antes dos cruzamentos da via férrea com as vias urbanas ocorre o acionamento da buzina do trem (em uma distância total de 100 metros). Após os resultados obtidos das medições e mapeamentos acústicos, ficou evidenciado que o tráfego de trens, nos trechos urbanos estudados, produz um impacto ambiental que resulta em níveis de poluição sonora inadequados às pessoas que vivem ou trabalham próximas às vias férreas. Estes resultados demonstram que são necessárias medidas de controle para diminuição dos níveis sonoros. A partir disto, foram apresentadas 3 alternativas para o controle da poluição sonora gerada pelo tráfego ferroviário: 1) A exclusão da buzina; 2) A inserção de barreiras acústicas; e 3) A retirada do trem através do contorno ferroviário. Como a avaliação do ruído ferroviário na cidade de Curitiba foi realizada em muitos pontos, para uma melhor análise, a avaliação das medidas foi realizada para 2 locais de grande importância: 1) Ponto 1 do Ramal Jardim Botânico - local onde estão inseridos dois grandes hospitais (Hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat) e 2) Pontos 4 e 5 do Ramal Jardim Botânico - local onde se encontra o Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira. Os resultados mostraram que mesmo com a aplicação de apenas uma das medidas de controle de ruído, nos locais em estudo, os níveis sonoros ainda estão acima dos valores limites estabelecidos pela legislação municipal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Título: dc.titleAvaliação da poluição sonora gerada pelo tráfego ferroviário na Cidade de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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