Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bolsanello, Maria Augusta, 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Caron, Carlos Roberto, 1969- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:08:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:08:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/32957 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32957 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Maria Augusta Bolsanello | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa investiga as concepções de alunos de um curso de medicina sobre sua aprendizagem na disciplina de semiologia médica, onde é adotada uma adaptação do método de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), em uma perspectiva construtivista piagetiana. A investigação ocorreu por meio de questionário aplicado a quarenta e quatro alunos desta disciplina. Após análise qualitativa dos dados observa que os alunos: a) concebem o ensino problematizado da semiologia médica, em pequenos grupos, como sendo um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a construção do conhecimento; b) enfatizam a "quebra" do distanciamento hierárquico entre professor e aluno, o que aumenta a interação e troca de informações entre ambos; c) apontam também uma maior interação entre os colegas e evidenciam a existência de maior controle disciplinar do aluno pelo grupo; d) consideram a utilização de casos clínicos como facilitadora do estabelecimento de relações entre as diferentes hipóteses diagnósticas pertinentes ao problema em estudo, ativando e integrando os conhecimentos prévios, referentes às diferentes áreas do conhecimento médico; e) entendem que o conteúdo das aulas é direcionado e aprofundado conforme as necessidades manifestadas pelas dúvidas que surgem e que, quando expostas para debate, expandem os conteúdos abordados; f) apontam que o ensino tradicional não facilita a interação grupal, englobando o professor, os alunos e o próprio conteúdo abordado; g) salientam, contudo, que o ensino em pequenos grupos elicia uma abrangência teórica, que pode fragmentar e descontextualizar o conhecimento, mas evidenciam a necessidade do aporte teórico associado à problematização do caso clínico. Conclui propondo que o ensino em pequenos grupos seja estendido para outras disciplinas do curso médico em face do seu papel facilitador da aprendizagem. Evidencia a necessidade de um maior aporte teórico nas discussões de casos clínicos. Sugere a necessidade de formação teórica sólida de professores nesta abordagem de ensino, numa perspectiva do construtivismo piagetiano. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research investigates the conceptions of medical students of a medicine course on its learning on physical diagnosis, where an adaptation of the method of Problem Based Learning (PBL) was adopted in a piagetian constructivist perspective. The inquiry occurred by means of a questionnaire applied to forty four students of this discipline. After qualitative analysis of the data was observed that the students: a) conceives the education based on problems in physical diagnosis in small groups, as being a facilitator of the education process and learning, making possible the construction of the knowledge; b) emphasizes the "breaking" of the hierarchic distance between professor and student, what increases the interaction and exchange of information between both of them; c) also points a bigger interaction between the colleagues and evidences the existence of bigger control to discipline of the student for the group; d) considers the use of clinical cases as facilitator to establish relations between the different pertinent diagnostic hypotheses to the problem in study, activating and integrating the previous knowledge pertinent to the different areas of the medical knowledge; e) understands that the content of the lessons is directed and deepened to the necessities revealed in the doubts that appear and that when displayed for debate, they expand the boarded contents; f) points that traditional education does not facilitate the group interaction among the professor, the students and the proper boarded content; g) points out, however, that education in small groups needs a comprehensive theoretical approach, because it can break up the context of the knowledge. It concludes considering that education in small groups should be extended for others disciplines of the medical course in face of its facilitation in the medical learning. It evidences the necessity of a greater theoretical approach in the quarrels of clinical cases. It suggests the necessity of solid theoretical formation of professors who teaches with problematization methods, in a piagetian constructivism perspective. | - |
Formato: dc.format | iv, 100 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicina - Conhecimentos e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Aprendizagem problematizada no ensino médico na perspectiva do construtivismo piagetiano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: