Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Keite da Silva, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Análises Clínicas | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Jussara Patricia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/32915 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32915 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Keite Nogueira da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Análises Clínicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Introdução: Como um problema de saúde pública, a tuberculose (TB) é uma doença que atinge diversas populações em vários países, sendo de essencial importância o diagnóstico rápido e específico para o inicio do tratamento e consequentemente o controle da propagação da doença. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de métodos laboratoriais novos e tradicionais para avaliação do avanço no diagnóstico dessa doença. Material e métodos: Para realização do trabalho foram pesquisados nos bancos de dados Scielo, Pubmed e Medline artigos publicados no período de 2006 a 2011. Resultados: O meio de Löwenstein-Jensen é o método de referencia ou padrão ouro para cultivo do Mycobacterium tuberculosis, porém o a realização do cultivo da cultura leva cerca de 8 a 10 semanas. Já a técnica de PCR identifica em horas genes específicos de cepas de Mycobacterium tuberculosis e comparada à cultura tem maior capacidade de detecção em amostras paucibacilares. Discussão: Apesar de técnicas com PCR serem de maior custo, o diagnóstico rápido garante o inicio da terapia adequada. Conclusão: A implantação de novas técnicas laboratoriais faz-se necessário diante deste cenário de realidade precária dos laboratórios clínicos e desta epidemia, que é a tuberculose. Para esta finalidade o método de PCR demonstrou ser o exame mais rápido para identificação da Mycobacterium tuberculosis em amostras de escarro, para diagnóstico da tuberculose pulmonar | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tuberculose - Diagnóstico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doença pulmonar | - |
Título: dc.title | Avaliação de novos métodos para diagnóstico da tuberculose pulmonar em comparação com métodos tradicionais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: