Ouvidoria : uma proposta de gestão participativa e resgate da cidadania

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Autor(es): dc.contributorFreire, Márcia Helena de Souza, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde-
Autor(es): dc.creatorPacheco, Sandra Terezinha Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/32874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32874-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Márcia Helena de Souza Freire-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Gestão Pública em Saúde-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As Ouvidorias se configuram como canais democráticos que permitem disseminar informações e ouvir manifestações de usuários, propiciando análises, encaminhamentos, acompanhamentos e respostas aos seus pleitos. Na saúde, elas se tornaram ferramentas estratégicas de promoção da cidadania e produção de informações gerenciais que subsidiam as tomadas de decisões. Buscando melhorar o atendimento aos usuários do Hospital Regional da Lapa São Sebastião este Projeto Técnico apresenta com proposta a implantação de um Serviço de Ouvidoria na instituição, pois através deste será possível o desenvolvimento do controle social e a busca por uma gestão participativa na referida instituição. Com a finalidade de otimizar a realização desse estudo segue os seguintes objetivos: Propor a implantação do um Serviço de Ouvidoria no Hospital Regional da Lapa São Sebastião; sensibilizar os gestores do HRLSS para a importância e os benefícios de um Serviço de Ouvidoria para uma gestão participativa; demonstrar que a ouvidoria é uma importante ferramenta para o desenvolvimento da cidadania no interior da instituição. Para alcançar esses objetivos foi realizada uma proposta na modalidade de Projeto de Intervenção de base qualitativa. Para a implantação do Serviço de Ouvidoria os procedimentos adotados serão: A mobilização dos gestores e profissionais através de palestras e oficinas internas realizadas pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH); a redefinição do organograma instituição com inclusão do Serviço de Ouvidoria ligado diretamente ao gestor; a estruturação da Ouvidoria (estrutura física, instrumento normativo, recursos humanos, fluxos de trabalho); a divulgação do serviço para a comunidade através da mídia, cartazes e folders. Os resultados esperados com a implantação do Serviço de Ouvidoria no HRLSS são fundamentados na garantia ao usuário de um espaço estratégico e democrático de comunicação permitindo-lhe o exercício da cidadania. Paralelamente a isso será possível ao gestor o desenvolvimento de uma gestão participativa, fazendo cumprir os princípios do SUS. Portanto, com a implantação deste instrumento de comprometimento e qualidade na gestão será possível consolidar as modernas práticas de administração, paralelo a busca pela satisfação de seus servidores e dos clientes/usuários, tornando-se um importante instrumento de participação comunitária, modernização administrativa e uma ferramenta importante de atendimento pessoal ao cidadão-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento participativo-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde pública-
Título: dc.titleOuvidoria : uma proposta de gestão participativa e resgate da cidadania-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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