O debate no campo do nacionalismo musical no Brasil dos anos 1940 e 1950 : o compositor guerra peixe

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEugenio, Marcos Francisco Napolitano de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorEgg, André, 1973--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:09:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:09:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2004-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/32773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32773-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Marcos Napolitano-
Descrição: dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em História. Defesa: Curitiba, 2004-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentraçao: História, cultura, sociedade-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho estuda as mudanças ocorridas no nacionalismo musical no Brasil dos anos 1940 e 1950. Procura demonstrar como, a partir do início dos anos 1940, o grupo Música Viva passou a propor um novo tipo de nacionalismo associado a técnicas de vanguarda, entrando em conflito com o grupo nacionalista que havia se consolidado nas décadas de 1920 e 1930, e que já havia se tornado dominante passando a contar com apoio oficial do governo Vargas. Este conflito agravou-se pela filiação político-partidária: os nacionalistas eram ligados ao Estado Novo e os jovens vanguardistas militavam no Partido Comunista. Formulado na URSS o realismo socialista tornou-se a doutrina estética oficial do movimento comunista, passando a ser aplicado no Brasil em 1948. Coincidindo com esta interferência política no meio musical, os compositores Cláudio Santoro, Guerra Peixe e Eunice Catunda decidiram abandonar o dodecafonismo, técnica de composição que caracterizava a vanguarda, e passaram a adotar um discurso de defesa do nacionalismo musical baseado no folclore. O trabalho estuda os textos dos protagonistas analisando as formulações estéticas e sua motivação político-ideológica. Analisa também a trajetória do compositor Guerra Peixe, e algumas de suas obras, procurando compreender sua relação com as questões culturais e históricas da época e como sua composição musical relacionou-se com elas.-
Formato: dc.format236f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectNacionalismo na musica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - História-
Título: dc.titleO debate no campo do nacionalismo musical no Brasil dos anos 1940 e 1950 : o compositor guerra peixe-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.