Decisoes estratégicas causadas por mudanças ambientais

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Autor(es): dc.contributorSteiner Neto, Pedro José, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jair de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:08:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:08:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/32769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32769-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo geral desta pesquisa foi de verificar como as mudanças organizacionais das empresas varejistas do segmento de farmácias do Estado do Paraná foram afetadas pelas decisões estratégicas dos seus dirigentes, reflexo das mudanças ambientais ocorridas no período de 1994 a 2001. É um estudo de natureza exploratória e não experimental, ex-post-factum, porque os fatos estudados já ocorreram. Para realização da pesquisa utilizaram-se de duas estratégias de pesquisa, o levantamento e o estudo de caso, em três fases. Na primeira fase realizou-se um levantamento por meio de entrevistas semiestruturadas, pessoal e em profundidade, com três especialistas do ramo farmacêutico, todos com reconhecida notoriedade em nível nacional, objetivando verificar as principais mudanças ambientais ocorridas no período de 1994 a 2001. Destas entrevistas e com acréscimo de dados secundários, foi estabelecida uma classificação das principais mudanças ambientais de grande amplitude que afetaram o setor durante o período da pesquisa. De posse da lista das principais mudanças ambientais elaborou-se um questionário, para o estabelecimento das quatro principais mudanças ambientais. Para esta fase foram realizadas pesquisas com especialistas, através de questionários autopreenchidos. Os resultados desta fase culminaram com a determinação das quatro mais importantes mudanças ambientais do período de 1994 a 2001, para o setor de comércio farmacêutico. A mais importante mudança classificada foi o fenômeno da ampliação das redes de farmácias e drogarias; em seqüência, o início da comercialização dos medicamentos genéricos; a terceira mudança ambiental foi o incremento das cooperativas de compras; e a última, as campanhas de descontos promocionais das redes de farmácias e drogarias. Após, iniciou-se a última fase, que utilizou como método o estudo de caso múltiplo, combinado com uma análise comparativa dos resultados de todas as empresas pesquisadas. Foram pesquisadas oito empresas do setor, sendo quatro empresas de modelo varejista rede e quatro de modelo independente. Os dados desta fase foram levantados por meio de entrevistas em profundidade, aplicadas no nível diretivo para as redes, e diretamente com os proprietários, quando das farmácias independentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório - Farmácias, drogarias, etc-
Palavras-chave: dc.subjectClima organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectFarmacias, drogarias, etc-
Título: dc.titleDecisoes estratégicas causadas por mudanças ambientais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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