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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rolim, Cassio Frederico Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico | - |
Autor(es): dc.creator | Duenhas, Rogério Allon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:00:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:00:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32755 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32755 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Uma das recomendações feitas pela Economia da Educação para o financiamento das Instituições de Ensino Superior Públicas é a de que estas devam contar com recursos públicos e privados, notadamente recursos dos alunos nelas matriculados. No Brasil, diferentemente de outros países, estudantes que frequentam o ensino superior público em instituições federais e em diversas instituições estaduais são isentos de mensalidades. Tal situação pode estar associada a iniquidades em termos de acesso ao ensino superior. A introdução do financiamento compartilhado poderia não só atenuá-las mas também contribuir para a expansão de vagas em universidades públicas. No entanto, se por um lado a cobrança de mensalidade adicionaria um montante de aproximadamente R$ 5 bilhões anuais às Instituições de Ensino Superior, por outro enfrentaria problemas em duas frentes. A primeira seria de ordem política, pois vislumbra-se resistência à introdução de cobrança por um serviço que tradicionalmente tem sido gratuito. Em segundo lugar, acentuaria o problema da iniquidade em termos de acesso, pois jovens de baixa renda teriam dificuldade de frequentar o nível terciário de educação tendo que pagar por ele. A solução para o financiamento compartilhado do ensino superior público brasileiro pode estar nos modelos de empréstimo condicionado à renda futura, no qual a contribuição de exalunos é feita a partir do momento em que o salário destes atinja um determinado patamar que caracterize a capacidade contributiva. Nesta modalidade poderiam ser arrecadados cerca de R$ 6 milhões com pós-graduados e R$ 20 milhões com graduados em instituições públicas em anos recentes. Ademais, a introdução dessa política permitiria um aumento contínuo, em progressão aritmética, de recursos destinados a essas instituições. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | O compartilhamento do financiamento das instituições públicas de ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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