Plano de negócio de uma empresa de coleta e venda de óleo de cozinha usado para fabricação de biodiesel

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Autor(es): dc.contributorTimofeiczyk Junior, Romano, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Economia e Meio Ambiente-
Autor(es): dc.creatorSencovici, Luis Alfredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:08:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:08:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/32729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32729-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Romano Timofeiczyk Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Economia e Meio Ambiente-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo teve o objetivo de verificar a viabilidade de um empreendimento de coleta e armazenamento de óleo de cozinha para posterior venda a usinas de fabricação de biodiesel. Os dados coletados, tais como preços de veículos para coleta e transporte do óleo, tanque de armazenamento e proposta de preços de compra do óleo, foram obtidos durante os meses de agosto e setembro de 2011, onde estes últimos preços foram fornecidos pelas empresas Fertibom de Catanduva (SP) e Bioverde de Sorocaba (SP). O projeto apresenta investimento não muito elevado, mas leva em consideração importantes requisitos para que também atenda os interesses de mercado para investir. Com a previsão de investimento do empreendimento, foi analisado o retorno e viabilidade financeira do mesmo, através do payback, taxa interna de retorno (TIR), valor presente liquido (VPL) e também a rentabilidade mensal. Dos resultados, o payback demonstrou retorno do investimento em 2,5 anos, a TIR acima da TMA desejada de seis por cento ao ano, VPL positivo e uma rentabilidade mensal, após o período de maturidade do negócio, em torno de 4%, que em termos mercadológicos é bem atraente. Assim, foi possível verificar que no tempo proposto para análise de três anos, o empreendimento mostra-se bem interessante-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProjetos ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiesel-
Título: dc.titlePlano de negócio de uma empresa de coleta e venda de óleo de cozinha usado para fabricação de biodiesel-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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