O RPG (Role-playing game) no ensino de Biologia Celular

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRandi, Marco Antonio Ferreira, 1965--
Autor(es): dc.contributorFujii, Roberto Shiniti-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorCavichia, Alessandra Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:53:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:53:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/32649-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32649-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marco Antonio Ferreira Randi-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Roberto Shiniti Fujii-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : A busca por estratégias de ensino alternativas às aulas formais tem levado à incorporação de novas tecnologias, mídias e ao uso de outras ferramentas pedagógicas como os jogos. Estes últimos trabalham o lado lúdico da aprendizagem, podendo tomá-la mais agradável e proveitosa. O RPG (role-playing game) ou jogo de interpretação pode ser encaixado na categoria dos jogos cooperativos, em que o sucesso depende de todos os participantes e onde todos vencem juntos, não há perdedores. Este estudo foi realizado com a participação dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná que cursam a disciplina de Biologia Celular. A avaliação da eficácia do uso do RPG no ensino desta disciplina foi realizada através da análise de mapas conceituais feitos pelos alunos em dois momentos, antes e após o jogo. O conteúdo escolhido para a aventura foi endocitose e digestão celular e uma história foi criada para que se pudesse dar um cunho lúdico ao tema. Com base na comparação qualitativa e quantitativa entre os mapas conceituais construídos, observa-se que o RPG pode ser uma ferramenta de ensino muito significativa, pois facilita a compreensão do conteúdo e permite a incorporação do lúdico ao ensino.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectCitologia-
Título: dc.titleO RPG (Role-playing game) no ensino de Biologia Celular-
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