Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Randi, Marco Antonio Ferreira, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Fujii, Roberto Shiniti | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Cavichia, Alessandra Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/32649 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32649 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marco Antonio Ferreira Randi | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Roberto Shiniti Fujii | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A busca por estratégias de ensino alternativas às aulas formais tem levado à incorporação de novas tecnologias, mídias e ao uso de outras ferramentas pedagógicas como os jogos. Estes últimos trabalham o lado lúdico da aprendizagem, podendo tomá-la mais agradável e proveitosa. O RPG (role-playing game) ou jogo de interpretação pode ser encaixado na categoria dos jogos cooperativos, em que o sucesso depende de todos os participantes e onde todos vencem juntos, não há perdedores. Este estudo foi realizado com a participação dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná que cursam a disciplina de Biologia Celular. A avaliação da eficácia do uso do RPG no ensino desta disciplina foi realizada através da análise de mapas conceituais feitos pelos alunos em dois momentos, antes e após o jogo. O conteúdo escolhido para a aventura foi endocitose e digestão celular e uma história foi criada para que se pudesse dar um cunho lúdico ao tema. Com base na comparação qualitativa e quantitativa entre os mapas conceituais construídos, observa-se que o RPG pode ser uma ferramenta de ensino muito significativa, pois facilita a compreensão do conteúdo e permite a incorporação do lúdico ao ensino. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citologia | - |
Título: dc.title | O RPG (Role-playing game) no ensino de Biologia Celular | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: