Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Correa, Marco Fabio Maia, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Delicado, Maria de Fátima dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/32643 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32643 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marco Fábio Maia Corrêa | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Gamboas, definidas como canais que drenam marismas e manguezais durante o ciclo de marés, constituem via importante na troca de água e de material particulado. São consideradas criadouros naturais de peixes e crustáceos, por tratarem-se de áreas de alimentação, refúgio e locais críticos para o recrutamento. Apesar da sua importância como área de alimentação e de crescimento dos peixes, ainda existem poucos estudos da ictiofauna dessas áreas no Brasil. O trabalho desenvolvido na gamboa do Perequê, localizada na entrada do Complexo Estuarino Baía de Paranaguá, teve como objetos de estudo determinar a composição específica, o uso da área e caracterizar a estrutura com base no comprimento, peso, sexo e maturação gonadal da ictiofauna. As coletas foram realizadas em dezembro de 2002 e fevereiro de 2003. As amostras foram obtidas de três em três horas, em ciclos completos de 24 horas, com duas redes do tipo "fyke" instaladas simultaneamente em dois pontos escolhidos em função da sua menor (P1) e maior (P2) força de maré. A ictiofauna amostrada na gamboa do perequê esteve representada por 19 famílias, 24 gêneros e 30 espécies e caracterizada por famílias e espécies estuarinas (Sphoeroides testudineus, Sphoeroides greeleyi, Atherinella brasiliensis, Eucinostomus melanopterus, Anchoviella lepidentostole) e marinhas estuarino dependentes (Harengula clupeola). A espécie S. testudineus utilizou a gamboa como área de recrutamento, S. greeleyi como área de reprodução e recrutamento e as demais, ocuparam ocasionalmente a área possivelmente para crescimento e alimentação. O período inicial (dezembro) correspondeu ao período de reprodução e de recrutamento e o final (fevereiro) de recrutamento. O uso e ocupação da ictiofauna pareceu estarem relacionados à interação entre as preferências das espécies e às variações ambientais existentes na gamboa. A variação temporal refletiu a compatibilidade entre estas variações e as exigências das espécies nas suas diferentes fases do ciclo de vida. | - |
Formato: dc.format | 46 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ictiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peixes - Populações | - |
Título: dc.title | Ictiofauna da Gamboa do Pereque | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: