
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, João Carlos da, 1949- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
| Autor(es): dc.creator | Schlichting, Márcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/32624 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32624 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Joao Carlos da Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Dissertaçao(mestrado)- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Curso de Mestrado em Administraçao: área de concentraçao Estratégia e Organizaçoes | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação se propõe a avaliar por meio de um estudo de caso o impacto do uso de uma nova tecnologia - a modalidade de ensino a distância - nos processos e nos resultados de um programa de treinamento e desenvolvimento. O estudo de caso foi realizado no programa de treinamento e desenvolvimento dos servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba no curso "A busca da excelência no atendimento ao cidadão" que foi realizado por meio de duas modalidades distintas de ensino: de forma presencial e a distância. Para realizar a análise foi proposto um modelo de avaliação do impacto da utilização do ensino a distância nos processos de planejamento, execução e resultados do curso. Os indicadores de avaliação do processo de planejamento do curso foram: mudança nos processos de contratação, elaboração do projeto do curso, escolha do público alvo e infra-estrutura. Para avaliação do processo de execução foram analisados os indicadores de mudança nos processos de infra-estrutura, avaliação, contato com os servidores e desistência. Para avaliação do impacto nos resultados foram analisados indicadores de reação, de aprendizagem, comportamento no cargo, impacto e custo-benefício. Como principais resultados deste estudo temos que o ensino a distância como uma nova tecnologia no programa de treinamento e desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Curitiba atende à diretriz de abrangência do programa pois proporcionou a participação de servidores que não poderiam sair dos seus locais de trabalho, bem como a desistência foi menor que no curso presencial e o nível de produtividade foi igual para as duas modalidades trazendo assim mudanças nos valores dos servidores em relação à aprendizagem individual e mais autônoma. Desta forma o ensino a distância é uma inovação, com uma tecnologia que pode ser utilizada nos programas de treinamento e desenvolvimento. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper sets out to evaluate through a case study the impact caused by a new technology strategy - the educational form of distance learning - within the process and the results of a training and development program. The case study was realized in the frame of a training and development program towards public officials of Curitiba's Municipal City Council in the course of "The search for excellence in services provided to the citizen" which was done through two different forms of teaching:the presential learning and the distance learning forms. To produce the analysis, an impact evaluation model was proposed on the utilization of the distance learning form within the planning, execution process and the results of the course. The indicators of the evaluation to the course planning process were as follows: a change on the hiring process, the course project elaboration, target public choice and infrastructure. To the execution process evaluation, the indicators analyzed were those of infrastructure alterations process, evaluation process, contact with the public officials and backing outs. To the results impact, the indicators analyzed were the reaction, learning, professional posture on their organizational position, impact and cost-benefit correlation. As the main results of this study we obtained that the distance learning as a new technology on the training and development of Curitiba's Municipal City Council meets the guidelines of the program wholeness because it included all the public officials that could not leave their work places, as well as the decreasing of backing outs comparing to the presential course and the productivity level was the same for both forms of learning strategies bringing value changes to public officials in relationship to a more individual and autonomous learning. In that way, the distance learning is what we consider an innovation, applying a technology that can be used for training and development programs. | - |
| Formato: dc.format | xv, 186f. : il., grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Servidores públicos municipais - Ensino via Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Servidores públicos municipais - Treinamento | - |
| Título: dc.title | O impacto das novas tecnologias de ensino a distância em treinamento de servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: