Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cunha, João Carlos da, 1949- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas | - |
Autor(es): dc.creator | Schlichting, Márcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:46:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:46:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32624 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32624 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação se propõe a avaliar por meio de um estudo de caso o impacto do uso de uma nova tecnologia - a modalidade de ensino a distância - nos processos e nos resultados de um programa de treinamento e desenvolvimento. O estudo de caso foi realizado no programa de treinamento e desenvolvimento dos servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba no curso "A busca da excelência no atendimento ao cidadão" que foi realizado por meio de duas modalidades distintas de ensino: de forma presencial e a distância. Para realizar a análise foi proposto um modelo de avaliação do impacto da utilização do ensino a distância nos processos de planejamento, execução e resultados do curso. Os indicadores de avaliação do processo de planejamento do curso foram: mudança nos processos de contratação, elaboração do projeto do curso, escolha do público alvo e infra-estrutura. Para avaliação do processo de execução foram analisados os indicadores de mudança nos processos de infra-estrutura, avaliação, contato com os servidores e desistência. Para avaliação do impacto nos resultados foram analisados indicadores de reação, de aprendizagem, comportamento no cargo, impacto e custo-benefício. Como principais resultados deste estudo temos que o ensino a distância como uma nova tecnologia no programa de treinamento e desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Curitiba atende à diretriz de abrangência do programa pois proporcionou a participação de servidores que não poderiam sair dos seus locais de trabalho, bem como a desistência foi menor que no curso presencial e o nível de produtividade foi igual para as duas modalidades trazendo assim mudanças nos valores dos servidores em relação à aprendizagem individual e mais autônoma. Desta forma o ensino a distância é uma inovação, com uma tecnologia que pode ser utilizada nos programas de treinamento e desenvolvimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servidores públicos municipais - Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servidores públicos municipais - Treinamento | - |
Título: dc.title | O impacto das novas tecnologias de ensino a distância em treinamento de servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: