Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Absher, Theresinha Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Andréa Cancela da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:29:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:29:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1999 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/32599 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32599 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Theresinha Monteiro Absher | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Tagelus divisus (Spengler, 1794) habita fundo arenoso em águas rasas até 30 em de profundidade. Os estudos na Baía de Paranaguá, onde a espécie é relativamente abundante em alguns bancos de Anomalocardia brasiliana, são inexistentes. Neste trabalho foi comparada a distribuição espaço-temporal da espécie em estágio juvenil em duas planícies entre-marés da Baía de Paranaguá propriamente dita, correlacionando-a com os parâmetros físico-químicos locais. As amostragens foram efetuadas mensalmente entre maio de 1996 e outubro de 1997, em 3 níveis da região entre-marés, em maré baixa de sizígia. A triagem foi realizada sobre peneira com 1 rnm de abertura de malha. T. divisus foi considerada uma espécie constante em ambos os locais de coleta, uma vez que ocorreu em mais de 50% das amostras. As diferenças na densidade de indivíduos entre as estações foram significativas ao nível de a=0,05, com valores mais altos na Estação lI. Este resultado pode estar relacionado a uma melhor adaptação da espécie às salinidades mais baixas desse local. A espécie foi mais abundante no nível superior de ambos os locais. Na Estação I, no período de inverno, o valor médio dos juvenis apresentou correlação positiva com a umidade do sedimento e salinidade da água intersticiaI. Porém, esse resultado pode ter sido influenciado pelo baixo número de indivíduos obtidos nesse local, e, portanto, baixa representatividade. Na Estação lI, no período de verão, as densidades apresentaram correlação negativa com os valores médios da temperatura, pR, carbonato biodetrítico e oxigênio dissolvido (água intersticial), possivelmente como consequência de um pico de desova no inverno e/ou na primavera. Os resultados permitiram concluir que a espécie parece ter uma , reprodução contínua na região, com picos de recrutamento ao longo do ano, o que parece ser um padrão para os bivalves na região. | - |
Formato: dc.format | 32 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Molusco | - |
Título: dc.title | Distribuiçao espaço-temporal de Tagelus divisus(Spengler,1794) (Psammobiidae:Solecurtinae), em estágio juvenil, em dois baixios da Baía de Paranaguá | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: