Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Santana Neto, Alexandre Leocadio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/32563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32563 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/03/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 97-103 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho caracterizou-se por uma investigação sobre a proposta de formação continuada para o uso das TIC, ofertada pela política pública intitulada Paraná Digital. O objetivo desse estudo foi analisar como os professores de história do ensino fundamental, séries finais, de escolas públicas do litoral paranaense, estão sendo preparados numa perspectiva institucional, para apropriação da TV Multimídia na prática docente. Partindo do entendimento que o uso deste equipamento deve considerar, além dos aspectos técnicos de instrumentalização, concepções teóricas e metodológicas distintas, a fundamentação teórica dessa dissertação estabelecerá o diálogo entre as áreas da Educação, Comunicação e História. Poderá ser verificado, a partir de depoimentos dos sujeitos inquiridos na pesquisa de campo, contradições no que diz respeito ao tratamento dispensado a área de história na concepção de formação continuada para o uso das TIC. Para sustentar possíveis iniciativas acerca de uma adequada grade curricular para formação continuada de professores de história, contribuições para a posteridade referendada pelos referenciais teóricos desta pesquisa irão compor o conteúdo desse trabalho. Também poderá ser observada a tensa relação existente entre a classe docente do litoral do Paraná e o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, autarquia pública responsável pelos estabelecimentos de ensino daquela região. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work was characterized by an investigation about the continuing education proposal for the use of ICT offered by public policy entitled Paraná Digital. The objective of this study was to analyze how history teachers in primary education, the final grades, of public schools of the Parana coast, are being prepared from as institutional perspective, to ownership of Multimedia TV in teaching. Based on the understanding that the use of this equipment should consider, also de technical aspects of instrumentation, theoretical concepts and distinct methodologies, the theoretical foundation of this work will establish a dialogue between the areas of Education, Communication and History. It can be verified from testimony of the inquired subjects, in field research, contradictions in regard to the treatment dismissed for a history area in the design of continuing education for the use of ICT. To support possible initiatives about an appropriate curriculum for continuing education of teachers of history, contributions to posterity, approved by the theoretical framework of this research, will also comprise the content of this work. It can also be observed the tense relationship between the teaching staff of the Paraná's coast and Regional Education Center of Paranagua, public autarky responsible for public schools in that region. | - |
Formato: dc.format | 102 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de historia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas multimidia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A formação continuada para o uso da tv multimídia : o olhar dos professores de história do litoral paranaense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: