Implantando a realidade aumentada em instruções de uso sobre um novo produto

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Autor(es): dc.contributorOkimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro, 1960--
Autor(es): dc.contributorFerreira, Marcelo Gitirana Gomes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Deise Albertazzi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:55:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:55:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/32561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32561-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Marcelo Gitirana Gomes Ferreira-
Descrição: dc.descriptionAcompanha CD-ROM. Solicitar no Balcão de Empréstimo.-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 07/02/2012-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 82-85-
Descrição: dc.descriptionResumo: Ao utilizar um produto pela primeira vez, o usuário dispõe de vários métodos para aprender a utilizá-lo. Sugere-se uma nova alternativa através de um jogo sério em realidade aumentada. A realidade aumentada é uma tecnologia que permite a visualização simultânea de elementos reais e virtuais, enquanto o jogo sério é uma categoria de jogos em que a instrução, e não a diversão, constitui o principal objetivo. Propõe-se que o usuário interaja com o produto através da realidade aumentada, beneficiando-se do contato direto com o produto e da instrução guiada e interativa. A fundamentação teórica é nas áreas de jogos e realidade aumentada. Foram realizados testes de usabilidade, com aplicação de questionários pós-tarefa e observação das gravações dos testes, avaliando-se seis métricas: learnability, facilidade de uso, satisfação, tempo da tarefa, sucesso da tarefa e erros. Aplicou-se a análise de variância para a comparação entre os resultados do grupo que aprendeu pelo jogo sério em realidade aumentada e os resultados dos grupos que aprenderam por manipulação direta do produto, manual de instruções e vídeo. O jogo sério em realidade aumentada obteve melhores resultados nas métricas analisadas, com um melhor desempenho dos participantes deste grupo em relação aos demais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: When using a product for the first time, the user might choose from many methods to learn how to use the product. It is suggested a new possibility that uses an augmented reality serious game. The augmented reality is a technology that allows the simultaneous visualization of both real and virtual elements; the serious game is a kind of game that has the instruction - and not the fun - as its main objective. It is proposed that the user interacts with the product by using augmented reality, with the benefits of direct manipulating the product and using a guided and interactive instruction. The theoretical basis comes from the games and augmented reality areas. Six metrics were evaluated in the usability tests: learnability, ease of use, satisfaction, task-time, task-success and errors. A questionnaire was answered by each participant after performing the tasks, and the tests were recorded. It was performed an analysis of variance to compare the results between the augmented reality serious game and other three groups that learned by direct manipulation, instructions manual and video. The analyzed metrics showed that the augmented reality serious game provided better results than the others groups. The performance of people that learned by the developed method was better than from people that learned by the other methods.-
Formato: dc.format95f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletronicos-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade aumentada-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos novos-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Título: dc.titleImplantando a realidade aumentada em instruções de uso sobre um novo produto-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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