
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Rosane Cardoso de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Wiese, Tatiane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32519 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32519 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Musicalidade é um termo polissêmico e muitas vezes permeado com diversas definições do senso comum. Este trabalho tem como objetivo geral investigar um/alguns conceito(s) de musicalidade e suas características, a partir da perspectiva de professores dos cursos de Bacharelado em Flauta Doce no Brasil, bacharéis, bacharelandos e experts neste instrumento. Trata-se, portanto, de um estudo de levantamento – survey. Os experts são especialistas na performance com a flauta doc , que também se dedicam à docência deste instrumento. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários, durante o segundo semestre de 2010. Em relação ao conceito de musicalidade, a maioria das respostas foi classificada na categoria expressão do discurso musical, aparecendo ainda outras concepções de musicalidade como habilidades musicais, emoção e sensibilidade. A questão de tendências inatas apareceu poucas vezes aliada a termos como dom e talento. No entanto, essa referência não aconteceu de forma absoluta, pois foi aliada à ideia de que a musicalidade pode ser desenvolvida com estudo e dedicação. As características da musicalidade na performance apontadas pelos participantes foram: sonoridade "doce” e "aveludada”, diferenças de dinâmica e articulação, presença de habilidades musicais tanto técnicas quanto de expressão, bem como de fraseado, rubatos e intenções do intérprete. Além disso também foram citadas: fluência da execução, a transcendência do texto musical e o valor da obra e da música em geral, que é percebida quando o intérprete assume a obra como se fosse de sua autoria. Os níveis de musicalidade são constatados por 90% dos bacharelandos e bacharéis, e por 100% dos professores e dos experts. A mesma porcentagem aparece na questão do desenvolvimento da usicalidade para estes grupos de participantes. Em todos os grupos é clara a importância dada à educação musical para que ocorra o desenvolvimento da musicalidade. Foram citadas ainda como estratégias para o desenvolvimento da musicalidade do educando: ouvir música, tocar em grupo, realizar atividades de improvisação/ornamentação, aumentar o domínio técnico, a intimidade com o instrumento, a sensibilidade e a confiança do aluno em si mesmo, fazer com que este perceba que a partitura é um símbolo gráfico que não pode conter tudo o que uma música pode expressar, ouvir diversas interpretações de uma mesma obra, desenvolver habilidades musicais, tanto técnicas, quanto expressivas, bem como analíticas. Assim, espera-se que a presente pesquisa leve professores e instrumentistas a refletir sobre a musicalidade e sua relação com o ensino e a performance, buscando proporcionar aos alunos vivências musicais significativas que levem a uma compreensão do real valor e significado da música. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Flauta doce - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aptidão musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
| Título: dc.title | O(s) conceito(s) de musicalidade na perpspectiva de experts, professores e bacharéis da área de flauta doce. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: