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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Clovis Luiz Machado da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Paulo Apelles Camboim de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:45:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:45:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32434 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32434 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96) sobre a cultura e a identidade organizacional da Unidade de Curitiba do Centro de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) no período de 1995 a 2001. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, com múltiplas fontes de evidência, de perspectiva seccional com avaliação longitudinal. A abordagem metodológica é predominantemente descritivo-qualitativa, realizada através da análise de conteúdo de fontes primárias e análise documental de fontes secundárias. As fontes primárias se constituíram de observações pela técnica não-participante e de entrevistas semi-estruturadas com dirigentes dos níveis estratégico e tático da organização, selecionados de forma não probabilística, intencional e conforme critérios de amostragem. As fontes secundárias englobaram documentos oficiais internos e publicações institucionais. A instituição pesquisada está inserida num ambiente marcado pelas pressões institucionais, com a nova legislação educacional, caracterizada como uma pressão institucional coercitiva. A metodologia utilizada permitiu identificar os valores compartilhados entre os dois grupos de dirigentes, em dois períodos distintos: antes e depois da vigência da nova LDB; e pelo alto grau de concordância entre os entrevistados, revelou-se que os grupos estratégico e tático configuram uma cultura integrada. Com o advento da nova legislação educacional, verificou-se que os valores que delineiam a cultura foram afetados, modificando a cultura organizacional da instituição. Constatou-se, no entanto, que a mudança foi incremental, pois não alterou valores essenciais. Concluiu-se, também, que, no período considerado, a identidade organizacional manteve-se inalterada, mesmo sendo verificado mudança na cultura. Concebeu-se que esse fato está associado a três processos de conservação ou reforço de valores essenciais, não excludentes, porém, a combinação desses é responsável pela manutenção da identidade organizacional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura organizacional | - |
Título: dc.title | Mudança ambiental, cultura e identidade organizacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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