Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Clovis Luiz Machado da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas | - |
Autor(es): dc.creator | Jacometti, Márcio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:04:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:04:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32433 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32433 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi identificar quais crenças/valores e interesses influenciaram os objetivos e as estratégias da Unidade de Curitiba do Cefet-PR, diante das mudanças na política da educação profissional brasileira, no período de 1996 a 2001. O trabalho utilizou como método o estudo de caso simples, sendo que os dados secundários foram obtidos por meio de consulta a documentos diversos e os dados primários mediante observação não-participante e entrevistas semi-estruturadas com os dirigentes dos níveis estratégico e tático da organização. A análise dos dados basicamente emprega procedimentos descritivo-qualitativos, tendo sido realizada uma análise de congruência entre os dois grupos de dirigentes investigados, que contou com o auxílio de uma análise quantitativa para definir o grau de importância relativo dos itens das categorias analíticas identificadas para cada um dos grupos. Tal análise avaliou a mediana das notas atribuídas pelos dirigentes aos atributos das categorias analíticas investigadas, tendo sido aplicado o teste não-paramétrico de Mann- Whitney para medianas. Ao longo do trabalho, as relações entre as crenças/valores e interesses com os objetivos e as estratégias são descritas conforme estas categorias analíticas dependentes são classificadas. Os resultados obtidos permitiram concluir que crenças/valores e interesses de maior importância relativa influenciaram objetivos e estratégias também considerados de maior importância relativa pelos grupos. E, por outro lado, crenças/valores e interesses de menor importância relativa influenciaram objetivos e estratégias com esse grau de importância. Ficou caracterizado que existem diferenças entre a importância atribuída pelos dois grupos de dirigentes com relação às crenças/valores e interesses identificados, explicando os diferentes posicionamentos dos dois grupos diante das mesmas pressões ambientais. Em face dessa aparente falta de consenso, concluiu-se que diferentes crenças/valores e interesses podem estar influenciando os mesmos objetivos e estratégias, segundo cada um dos grupos. As análises indicaram que a natureza dessa incongruência decorre de diferentes interpretações do contexto em que se insere a organização, no período delimitado pelo estudo. Por outro lado, quando ocorreu congruência, esta se justificou, principalmente, em função de interesses comuns dos grupos na busca de objetivos de formação profissional e de carreira. A pesquisa demonstrou que, o impacto do ambiente sobre uma organização não ocorre de forma direta e homogênea, mas é percebido seletivamente e interpretado com base em padrões simbólicos compartilhados e em interesses comuns aos grupos internos da organização. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Cultura organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura organizacional | - |
Título: dc.title | Influência da cultura organizacional e das dependências de poder sobre os objetivos e estratégias da unidade de Curitiba do CEFET-PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: