Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Voese, Simone Bernardes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Contabilidade | - |
Autor(es): dc.creator | Trombelli, Renata Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:27:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:27:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32351 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32351 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a efetividade do processo de iniciação científica promovido pelo PIBIC/CNPq na formação de pesquisadores em Contabilidade, por meio da ampliação das lentes com as quais se observam o fenômeno (iniciação científica), transpondo as fronteiras institucionais desta atividade pela interrogação e confrontação do posicionamento dos diferentes atores integrantes do sistema, no qual simbolizam uma peça fundamental, acerca do desenvolvimento do PIBIC/CNPq. A coleta dos dados ocorreu por meio de pesquisa documental e entrevistas, cujos roteiros foram adaptados do estudo de Laursen et al. 2010, com respaldo nos elementos constitutivos e questões norteadoras de análise da Teoria da Atividade. Foram interrogados os orientadores e egressos que participaram do programa no curso de Ciências Contábeis de instituições que possuem PPG na área. A aplicação da técnica do discurso do sujeito coletivo nos depoimentos dos sujeitos revelou que as instituições não desenvolvem uma política de incentivo para a participação do programa de maneira efetiva, além de não disponibilizarem estrutura física para a execução dos projetos, limitando a permanência dos bolsistas na instituição. Em relação à conversão dos egressos, apurou-se uma taxa inferior em relação à taxa declarada pelo CNPq, sendo justificada pela atratividade exercida pelas ofertas do mercado, que remuneram melhor. No entanto, os egressos declaram que o PIBIC é um programa em potencial, sendo confirmatório com relação aos planos para a carreira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | PIBIC/CNPq no divã | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: