Recursos e competencias nas mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBulgacov, Sergio, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorHayashi Júnior, Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:29:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:29:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/32334-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32334-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo mostra quais os principais recursos utilizados para execução de mudanças de conteúdo estratégico em três pequenas empresas de massas alimentícias. O foco da pesquisa é identificar quais os principais recursos utilizados, bem como os seus impactos na vantagem competitiva sustentável. A coleta de dados constituí-se de entrevistas com utilização de questionário semi-estruturado, bem como anotações de campo, observação não participante e ainda, informações obtidas por meio de dados secundários. Das três empresas pesquisadas, duas são da região metropolitana de Curitiba e outra do interior do Estado do Paraná. Todos os entrevistados pertencem ao nível tático-estratégico. A partir de análise de conteúdo e técnica de triangulação, chega-se aos principais recursos utilizados pelas empresas. Num primeiro momento, destacam-se os recursos arquitetura estratégica e reputação. A arquitetura estratégica está vinculada aos relacionamentos da empresa com outras organizações e se destaca tanto nas mudanças dentro de um mesmo quadrante, quanto de quadrantes diferentes. Já a reputação associa à empresa com questões de qualidade, confiança, reconhecimento e se destaca na pergunta de vantagem competitiva. Há padrão consistente dos principais recursos utilizados para mudanças dentro de um mesmo quadrante com destaque para arquitetura estratégica e tecnologia para o desenvolvimento de novos produtos. Recursos organizacionais para o desenvolvimento de novos mercados e inovação para a diversificação. Além disso, a arquitetura estratégica se destaca em todos os quadrantes (I, III e IV). Já mudanças que envolvem quadrantes diferentes (de uma mesma empresa), há destaque na Torino para os recursos organizacionais e inovação, sendo que outras empresas apresentam padrões menos consistentes. Além disso, o estudo aborda os diferentes níveis hierárquicos dos recursos organizacionais proposto por Brumagin em artigo de 1994. Por fim, à guisa de conclusão, sugestões de pesquisas futuras e limitações da atual são expostas para melhor enquadramento da pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estrategico-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas-
Palavras-chave: dc.subjectMassas alimentícias - Industria - Planejamento estratégico-
Título: dc.titleRecursos e competencias nas mudanças de conteúdo estratégico em pequenas empresas de massas alimentícias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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