Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castor, Belmiro Valverde Jobim, 1942- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Karina Aparecida Persuhn | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:29:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:29:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/32333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32333 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Belmiro Valverde Jobim Castor | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo busca descrever as transformações que ocorreram nas universidades em função da globalização, verificando até que ponto estão mudando seus posicionamentos estratégicos. Entendendo que a nova economia não substitui de todo a velha economia, mas sim que se transforma por meio de uma profunda integração entre a ampla disseminação do conhecimento, uma das importantes funções da universidade, e as exigências do mercado de trabalho diante do atual quadro das evoluções dos empregos, percebe-se o quanto esse fenômeno da globalização influencia a universidade e a sociedade como um todo. O método utilizado foi o comparativo de casos, usando múltiplas e diferentes fontes de evidências. Foram utilizados como dados de fonte primária as entrevistas semi-estruturadas e como fonte secundária os documentos relativos à universidade, atas de reuniões, relatórios de atividades, programas de disciplinas, planejamento estratégico das instituições e seus projetos pedagógicos, sendo que para sua análise foram empregados procedimentos descritivos - qualitativos, servindo-se das técnicas da análise documental e análise de conteúdo. Foram selecionadas para o presente estudo três instituições de ensino superior de Curitiba, representando uma entidade pública, uma entidade confessional e ainda uma entidade privada, acompanhando processos de mudança e transformação nos cursos de graduação de Pedagogia, Engenharia Civil e Administração. A pesquisa aborda questões comq o papel da universidade na atualidade, suas funções e objetivos comparando-os com suas tradicionais funções, verificando se existe uma mudança significativa e corroborou-se a idéia de que a globalização afeta a universidade, sendo pública confessional ou privada. Os dados obtidos indicam que a influência da globalização nas instituições de ensino superior existe e é variada conforme seu planejamento estratégico, sua organização estrutural, interação com o mercado de trabalho através de convênios ou outras atividades e ainda exigências legais. As conclusões apresentadas nesta pesquisa são baseadas nas análises das entrevistas semi - estruturadas com coordenadores e professores dos cursos de graduação aqui especificados, além de observações e demais análises sobre o tema proposto. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study intends to describe the changes concerning universities due to globalization, verifying the way they are changing their strategic positions. Understanding that the new economy does not replace the old one, in the general sense, but does transform itself into deep integration between a large dissemination of knowledge - one of the most important functions of the university - and the demands of the work market, in the presence of the current job evolution situation, one can notice how deeply the globalization phenomenon affects the university and the society as a whole. The method employed was the one named cases comparison, using multiples and varied sources of evidences. It has been also used, as primary source data, the semi-structured interviews, and as secondary ones, the documents referring to the university, meetings records, activities reports, disciplines programs, institutionals strategic planning and their pedagogic projects. To analyse the data, it has been employed descriptivequalitative procedures, following the documental analysis techniques and contents analysis as well. For this sake, it has been selected three higher education estabilishments at Curitiba, representing a public, confessional and a private entity respectively, observing the changes and transformation processes at graduation courses of Pedagogy, Civil Engineering and Administration. The research deals with the university role nowadays, its functions and objectives, comparing them with its traditional ones, verifying if there is a significant modification. It has been proved that globalization really affects university, no matter if it is a public, confessional or a private one. The data proved the influence of globalization process over the universities does exist and that it varies depending on the institution strategic planning, its structural organization, its interaction with work market, through covenants and other activities or legal demandings. The conclusions here presented are based, as already said, upon the semi structured interviews analysis done with coordinators, teachers of the graduated courses mentioned above, besides observation and other kinds of analysis about the proposed theme. | - |
Formato: dc.format | 159f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Globalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Globalização | - |
Título: dc.title | A transformação da universalidade na era da globalização : um estudo comparativo de casos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: