Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castor, Belmiro Valverde Jobim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Karina Aparecida Persuhn | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:07:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:07:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32333 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo busca descrever as transformações que ocorreram nas universidades em função da globalização, verificando até que ponto estão mudando seus posicionamentos estratégicos. Entendendo que a nova economia não substitui de todo a velha economia, mas sim que se transforma por meio de uma profunda integração entre a ampla disseminação do conhecimento, uma das importantes funções da universidade, e as exigências do mercado de trabalho diante do atual quadro das evoluções dos empregos, percebe-se o quanto esse fenômeno da globalização influencia a universidade e a sociedade como um todo. O método utilizado foi o comparativo de casos, usando múltiplas e diferentes fontes de evidências. Foram utilizados como dados de fonte primária as entrevistas semi-estruturadas e como fonte secundária os documentos relativos à universidade, atas de reuniões, relatórios de atividades, programas de disciplinas, planejamento estratégico das instituições e seus projetos pedagógicos, sendo que para sua análise foram empregados procedimentos descritivos - qualitativos, servindo-se das técnicas da análise documental e análise de conteúdo. Foram selecionadas para o presente estudo três instituições de ensino superior de Curitiba, representando uma entidade pública, uma entidade confessional e ainda uma entidade privada, acompanhando processos de mudança e transformação nos cursos de graduação de Pedagogia, Engenharia Civil e Administração. A pesquisa aborda questões comq o papel da universidade na atualidade, suas funções e objetivos comparando-os com suas tradicionais funções, verificando se existe uma mudança significativa e corroborou-se a idéia de que a globalização afeta a universidade, sendo pública confessional ou privada. Os dados obtidos indicam que a influência da globalização nas instituições de ensino superior existe e é variada conforme seu planejamento estratégico, sua organização estrutural, interação com o mercado de trabalho através de convênios ou outras atividades e ainda exigências legais. As conclusões apresentadas nesta pesquisa são baseadas nas análises das entrevistas semi - estruturadas com coordenadores e professores dos cursos de graduação aqui especificados, além de observações e demais análises sobre o tema proposto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Globalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Globalização | - |
Título: dc.title | A transformação da universalidade na era da globalização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: