Características personalistas de gestão dos empresários brasileiros e estratégias em empresas familiares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastor, Belmiro Valverde Jobim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorLemos, Monica de Faria Mascarenhas e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:16:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:16:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/32318-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32318-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo procurou fornecer elementos adicionais à compreensão do complexo fenômeno que as organizações familiares brasileiras representam. Seu objetivo foi verificar qual a influência que as características personalistas de gestão de empresários brasileiros exerce sobre esse tipo de organização. Com essa finalidade, fundamenta-se este trabalho nas principais características das empresas familiares. Tornou-se de extrema importância analisar a influência que a formação histórica, política e social brasileiras exerceu sobre o empresário brasileiro. A partir dos conceitos de empresa familiar e da formação histórica do país, classifica-se a empresa familiar brasileira, ressaltando algumas outras características peculiares e únicas. Dessa forma, objetivando a melhor visão desse fenômeno esta pesquisa identificou e classificou dez características personalistas de gestão do empresariado brasileiro, quais sejam: conservadorismo; tendência à centralização; autoritarismo; informalidade; rápida tomada de decisão; resistência à mudança; visão para o curto prazo; familiares na gestão; paternalismo; e hábito ao protecionismo Estatal. A partir disso, analisou-se as relações de influência que essas características exercem sobre a capacidade estratégica das organizações estudadas, a qual foi analisada através de quatro elementos estratégicos: estrutura organizacional; estrutura de decisão; profissionalização da administração; e investimentos em tecnologia. O método adotado para o desenvolvimento deste trabalho foi o estudo comparativo de três casos relativos à indústria têxtil, com avaliação transversal e tratamento descritivoqualitativo. A investigação empírica foi instrumentalizada por meio de entrevista semiestruturada. Diante dos resultados encontrados neste estudo, concluiu-se que quanto maior a intensidade dessas características no empresário, maior sua influência sobre a capacidade estratégica da organização. Essa relação demonstrou ser inversamente proporcional, quanto mais intensas essas características, menor capacidade estratégica organizacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEmpresas familiares-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas familiares - Planejamento-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria textil-
Título: dc.titleCaracterísticas personalistas de gestão dos empresários brasileiros e estratégias em empresas familiares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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