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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Takahashi, Adriana Roseli Wunsch | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao | - |
Autor(es): dc.creator | Kuabara, Paula Suemi Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:50:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:50:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32299 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32299 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A aprendizagem organizacional é um tópico nos estudos organizacionais que ao longo do tempo tem ganhado relevância e a atenção dos acadêmicos ao tema. Entretanto, a pesquisa sobre a aprendizagem organizacional apresenta diferentes perspectivas e, a integração de diferentes categorias de estudo se torna um desafio neste campo de pesquisa,pois poucos estudos investigam teórica e empiricamente a forma como as organizações respondem às novas necessidades imposta pelo ambiente e como isto afeta a dinâmica da aprendizagem e a competência organizacional. Sendo assim, essa dissertação tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento da competência de gestão da diversidade, considerando a interveniência do cerimonialismo em duas organizações do setor supermercadista da cidade de Curitiba - PR. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo desenvolvido pode ser caracterizado como de natureza qualitativa, do tipo descritivo, de abordagem interpretativa, de corte transversal e aproximação longitudinal. Foi adotado o método de estudo comparativo, com a utilização da análise de conteúdo para a interpretação dos dados. O nível de análise foi organizacional. Os resultados da pesquisa empírica evidenciaram o cerimonialismo pode ser considerado uma variável interveniente no processo de aprendizagem organizacional, pois este interfere na forma como os membros organizacionais agem e na cultura organizacional. Ao se observar como se deu o processo de desenvolvimento de competências nas duas organizações estudadas, destaca-se que, se a aprendizagem não ocorrer apropriadamente e no nível organizacional, esta pode ser pouco útil à organização. Considera-se ainda que o processo de aprendizagem envolve mais que apenas incorporar novas formas de atuar e manter os processos em estruturas estáveis que permeiam a forma como a organização age e decide frente aos problemas enfrentados. É preciso que ao longo do tempo a organização também reveja seus conceitos e rotinas e conduza um processo de desaprendizagem de ações que podem não ser adequadas para solucionar as novas demandas do ambiente no qual a organização se insere. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | O processo de aprendizagem organizacional, cerimonialismo e competência organizacional de gestão da diversidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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