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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduaçao em Fisiologia | - |
Autor(es): dc.contributor | Marisa Fernandes de Castilho | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Laura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:49:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:49:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32266 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do presente estudo foi testar o efeito da interação agonística na memória espacial da espécie de peixe cará (Geophagus brasiliensis), bem como se este efeito se relaciona à concentração de cortisol e/ou à atividade dos sistemas de neurotransmissão noradrenérgico, dopaminérgico e serotoninérgico. Animais adultos foram mantidos em interação agonística (através da presença de um espelho dentro do aquário) por três dias, sendo que no segundo e no terceiro dias foram submetidos ao teste de memória. O teste pretendeu avaliar a capacidade dos animais em se localizar no espaço para encontrar o local com a recompensa (ambiente familiar). Sabendo que o cortisol é o intermediador de processos prejudiciais no SNC é possível que o aumento da secreção de cortisol decorrente de condições de estresse durante a interação agonística se relacione com prejuízos no aprendizado. Conhecendo a contribuição dos neurotransmissores para os processos de aprendizagem e memória é possível que a ativação diferencial destes sistemas decorrente da interação agonística se relacione com benefícios no aprendizado. Os animais sob interação agonística, bem como do grupo controle (mantidos isolados) não aprenderam a tarefa proposta, provavelmente devido a falhas na metodologia do teste de aprendizado espacial. A liberação do cortisol indicou que na espécie utilizada o isolamento social não se constitui um agente estressor. Nem a liberação de cortisol e nem a atividade dos sistemas de neurotransmissão avaliados se relacionaram com o esperado em relação á condição de interação agonística bem como com o desempenho no teste de aprendizagem espacial. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress (Fisiologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem animal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hidrocortisona | - |
Título: dc.title | Estresse crônico prejudica aprendizado em peixes (Geophagus brasiliensis) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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