Die kultur hinter der Mauer : Überlegungen über eine neue auffassung von kultur im bereich des fremdspracheunterrichts = (A cultura por trás do muro - considerações sobre uma nova abordagem de cultura no ensino de língua estrangeira)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoethe, Paulo Astor, 1968--
Autor(es): dc.contributorRiedner, Ursula Renate-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorChapiewsky, Rosane Inês-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:18:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:18:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/32163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32163-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Astor Soethe-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Ursula Renate Riedner-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 27/03/2013-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 88-91-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticos-
Descrição: dc.descriptionResumo: O conceito de cultura elaborado por Claus Altmayer (2004), voltado especificamente para o ensino de língua estrangeira, é o tema desta dissertação. O trabalho de Altmayer é apresentado em conjunto com a análise de alguns textos que foram publicados na mídia alemã em novembro de 2009, quando se comemoraram os 20 anos da queda do Muro de Berlim. A análise desses textos tem como objetivo reconstruir os padrões de interpretação implícitos (Deutungsmuster) referentes ao Muro de Berlim que foram encontrados neste material. Esse estudo foi realizado com o auxílio dos instrumentos de análise do discurso desenvolvidos pela sociologia. Ao final também se apresentam considerações sobre o reflexo da aplicação dessa abordagem de cultura no ensino de Língua Estrangeira, considerando?se especificamente o ensino de Alemão como Língua Estrangeira.-
Descrição: dc.descriptionZusammenfassung: In dieser Arbeit geht es um den Begriff von Kultur im Kontext des Fremdsprachenunterrichts nach der Auffassung von Claus Altmayer (2004). Die Arbeit von Altmayer wird anhand der Rekonstruktion von zwei kulturellen Deutungsmustern dargestellt, die rund um die Feierlichkeiten des ‚20 Jahre Mauerfalls' im November 2009 in den deutschen Massenmedien erschienen sind. Die Rekonstruktion der Deutungsmuster findet imDialog mit dem Instrumentarium der wissenssoziologischen Diskursanalyse statt. Anschließend werden auch Überlegungen über die Resonanz dieser Auffassung von Kultur im Fremdsprachenunterricht angestellt, insbesondere in Bezug auf das Deutsche als Fremdsprache.-
Formato: dc.format92 f. : il. ,tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectLingua alemã - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição da segunda linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleDie kultur hinter der Mauer : Überlegungen über eine neue auffassung von kultur im bereich des fremdspracheunterrichts = (A cultura por trás do muro - considerações sobre uma nova abordagem de cultura no ensino de língua estrangeira)-
Título: dc.titleA cultura por trás do muro : considerações sobre uma nova abordagem de cultura no ensino de língua estrangeira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.