
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Soethe, Paulo Astor, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Riedner, Ursula Renate | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Chapiewsky, Rosane Inês | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/32163 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32163 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Paulo Astor Soethe | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Ursula Renate Riedner | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 27/03/2013 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 88-91 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O conceito de cultura elaborado por Claus Altmayer (2004), voltado especificamente para o ensino de língua estrangeira, é o tema desta dissertação. O trabalho de Altmayer é apresentado em conjunto com a análise de alguns textos que foram publicados na mídia alemã em novembro de 2009, quando se comemoraram os 20 anos da queda do Muro de Berlim. A análise desses textos tem como objetivo reconstruir os padrões de interpretação implícitos (Deutungsmuster) referentes ao Muro de Berlim que foram encontrados neste material. Esse estudo foi realizado com o auxílio dos instrumentos de análise do discurso desenvolvidos pela sociologia. Ao final também se apresentam considerações sobre o reflexo da aplicação dessa abordagem de cultura no ensino de Língua Estrangeira, considerando?se especificamente o ensino de Alemão como Língua Estrangeira. | - |
| Descrição: dc.description | Zusammenfassung: In dieser Arbeit geht es um den Begriff von Kultur im Kontext des Fremdsprachenunterrichts nach der Auffassung von Claus Altmayer (2004). Die Arbeit von Altmayer wird anhand der Rekonstruktion von zwei kulturellen Deutungsmustern dargestellt, die rund um die Feierlichkeiten des ‚20 Jahre Mauerfalls' im November 2009 in den deutschen Massenmedien erschienen sind. Die Rekonstruktion der Deutungsmuster findet imDialog mit dem Instrumentarium der wissenssoziologischen Diskursanalyse statt. Anschließend werden auch Überlegungen über die Resonanz dieser Auffassung von Kultur im Fremdsprachenunterricht angestellt, insbesondere in Bezug auf das Deutsche als Fremdsprache. | - |
| Formato: dc.format | 92 f. : il. ,tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Línguas - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua alemã - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Título: dc.title | Die kultur hinter der Mauer : Überlegungen über eine neue auffassung von kultur im bereich des fremdspracheunterrichts = (A cultura por trás do muro - considerações sobre uma nova abordagem de cultura no ensino de língua estrangeira) | - |
| Título: dc.title | A cultura por trás do muro : considerações sobre uma nova abordagem de cultura no ensino de língua estrangeira | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: