Padrões de competitividade e estratégias organizacionais na indústria moveleira no Paraná

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Autor(es): dc.contributorSilva, Clovis Luiz Machado da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Solange de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:37:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:37:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/32126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32126-
Descrição: dc.descriptionResumo: No processo de competição, as organizações precisam estar sempre atentas às variações ambientais. Mudanças em padrões de consumo, nos índices econômicos e a entrada de novos concorrentes são alguns dos fatores que devem ser analisados antes de tomarem-se as decisões estratégicas, mas não são os únicos. A ênfase dada à eficiência operacional tem ocasionado a compreensão da competitividade com base apenas em fatores relativos ao ambiente técnico. Sob essa ótica, a competitividade seria derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades que podem ser econômica ou financeiramente mensuradas. Entretanto têm-se razões suficientes para acreditar que a competitividade de uma organização não depende apenas desses fatores, mas de uma conduta socialmente valorizada e aceita que garanta a sua legitimidade e sobrevivência no ambiente em que atua. Esse tipo de demanda constitui o chamado ambiente institucional e, sob essa ótica, a competitividade derivaria não apenas da excelência empresarial do ponto de vista econômico, mas também a prática de ações consideradas adequadas e relevantes para o setor e sociedade nos quais a empresa compete. As organizações trabalham sob níveis diferentes de pressões ambientais - técnicas e institucionais - segundo a natureza de suas atividades e o seu mercado. Neste estudo procurou-se verificar em que tipo de ambiente as empresas do setor moveleiro atuam e quais são as pressões às quais devem adequar-se. Isso foi feito com o objetivo de identificar o modo como as empresas do setor estão desenvolvendo suas estratégias mediante tais demandas. Realizou-se, portanto, uma pesquisa exploratória no setor, para levantar os valores predominantes no ambiente a respeito da competitividade e as estratégias dessas organizações. Com base nesses valores, buscou-se construir arquétipos que representassem os padrões de competitividade instituídos nos três níveis do contexto ambiental: internacional, nacional e local/regional - para verificar uma possível influência da orientação organizacional dada a esses contextos sobre o seu posicionamento estratégico. Quatro grupos foram encontrados no setor, segundo a valorização dada aos diversos indicadores de competitividade propostos pelo questionário, o que revelou graus diferenciados de influência do ambiente técnico e do institucional dentro do mesmo setor. Essa constatação permitiu também que fossem apontadas as estratégias de competição predominantes nos grupos, evidenciando que a valorização e interpretação diversa das pressões ambientais podem causar formas específicas de competição e de posicionamento perante o conceito de competitividade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estrategico-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria de moveis-
Título: dc.titlePadrões de competitividade e estratégias organizacionais na indústria moveleira no Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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