Gestão estratégica do conhecimento organizacional e formação de capacidades diferenciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBulgacov, Sergio, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorUhry, Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:48:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:48:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/32125-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32125-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo foi delineado para procurar relacionar práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional de três instituições bancárias com a formação de suas capacidades diferenciais. O método de pesquisa utilizado foi estudo comparativo de casos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte e dois dirigentes: dez do Banco do Brasil, quatro do Bradesco e oito do Citibank. As entrevistas versaram sobre estratégias organizacionais relacionadas com gestão do conhecimento organizacional e capacidades diferenciais. De maneira específica, buscou-se identificar se práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional contribuem para a formação das capacidades diferenciais. A análise dos dados foi realizada de forma descritivoqualitativa, utilizando-se análises de conteúdo e de discurso como procedimentos para o tratamento dos dados. Os resultados encontrados demonstram que: (1) gestão do conhecimento não é algo novo, mas uma estratégia que parte de práticas já existentes. Não pôde ser inteiramente constatada a gestão estratégica do conhecimento organizacional, porque, embora evidenciada a integração de algumas práticas de gestão do conhecimento no contexto de negócios, não foi possível perceber claramente o alinhamento estratégico das práticas relacionadas com gestão do conhecimento. (2) As práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional das três organizações bancárias estudadas contribuem com a formação de capacidades diferenciais. (3) A "concepção estratégica do negócio" é a menos evidenciada das cinco capacidades diferenciais, porque persiste uma visão gerencial muito voltada ao orçamento tático operacional, próxima da administração por objetivos. (4) Há ações para a administração de competências e ativos intangíveis. (5) Seria válido separar, somente para fins didáticos, o processo (aprendizado organizacional) do conteúdo do conhecimento organizacional. (6) Mapas estratégicos representam avanço, permitindo salientar as estratégias e as diferentes proposições de valor dos bancos. (7) É corroborado estudo anterior em que um grupo francês integra a estratégia corporativa ao processo de construção de competências.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estrategico-
Palavras-chave: dc.subjectBancos - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento organizacional-
Título: dc.titleGestão estratégica do conhecimento organizacional e formação de capacidades diferenciais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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