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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bulgacov, Sergio, 1950- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas | - |
Autor(es): dc.creator | Uhry, Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:48:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:48:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32125 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo foi delineado para procurar relacionar práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional de três instituições bancárias com a formação de suas capacidades diferenciais. O método de pesquisa utilizado foi estudo comparativo de casos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte e dois dirigentes: dez do Banco do Brasil, quatro do Bradesco e oito do Citibank. As entrevistas versaram sobre estratégias organizacionais relacionadas com gestão do conhecimento organizacional e capacidades diferenciais. De maneira específica, buscou-se identificar se práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional contribuem para a formação das capacidades diferenciais. A análise dos dados foi realizada de forma descritivoqualitativa, utilizando-se análises de conteúdo e de discurso como procedimentos para o tratamento dos dados. Os resultados encontrados demonstram que: (1) gestão do conhecimento não é algo novo, mas uma estratégia que parte de práticas já existentes. Não pôde ser inteiramente constatada a gestão estratégica do conhecimento organizacional, porque, embora evidenciada a integração de algumas práticas de gestão do conhecimento no contexto de negócios, não foi possível perceber claramente o alinhamento estratégico das práticas relacionadas com gestão do conhecimento. (2) As práticas de gestão estratégica do conhecimento organizacional das três organizações bancárias estudadas contribuem com a formação de capacidades diferenciais. (3) A "concepção estratégica do negócio" é a menos evidenciada das cinco capacidades diferenciais, porque persiste uma visão gerencial muito voltada ao orçamento tático operacional, próxima da administração por objetivos. (4) Há ações para a administração de competências e ativos intangíveis. (5) Seria válido separar, somente para fins didáticos, o processo (aprendizado organizacional) do conteúdo do conhecimento organizacional. (6) Mapas estratégicos representam avanço, permitindo salientar as estratégias e as diferentes proposições de valor dos bancos. (7) É corroborado estudo anterior em que um grupo francês integra a estratégia corporativa ao processo de construção de competências. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estrategico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bancos - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento organizacional | - |
Título: dc.title | Gestão estratégica do conhecimento organizacional e formação de capacidades diferenciais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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