Valores e estratégia organizacional : estudo comparativo de casos em órgaos oficiais de turismo do sul do Brasil

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Autor(es): dc.contributorSilva, Clovis Luiz Machado da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorPereira, Leonardo Lisbôa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:21:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:21:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/32088-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32088-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Clóvis L. Machado-da-Silva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar a influência de valores institucionalizados no contexto ambiental do setor de turismo e dos valores compartilhados pelos dirigentes de nível estratégico sobre as estratégias de ação desenvolvidas pelos órgãos oficiais de turismo dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O método adotado foi o estudo comparativo de casos, tendo como período de análise o ano de 2000. Os dados foram obtidos junto a fontes secundárias e primárias, mediante análise de documentos e publicações, internas e externas às organizações, e entrevistas semi-estruturadas. Como forma de análise foram utilizados procedimentos descritivo-qualitativos, destacando-se as técnicas de análise documental e análise de conteúdo. A análise dos dados secundários concernentes ao setor de turismo permitiu identificar nove noções valorativas predominantes no contexto ambiental - participação do Estado, marketing, investimentos, qualidade, qualificação profissional, integração/parcerias, valores sociais e culturais, sustentabilidade, e desenvolvimento. Em relação aos valores e as estratégias organizacionais, os resultados indicaram que os mesmos são norteados por aspectos valorizados no contexto ambiental do setor de turismo. No entanto, foi possível constatar que cada organização tende a se orientar de acordo com aquilo que é valorizado em diferentes níveis contextual. Neste sentido, pôde-se concluir que existe congruência entre valores predominantes no contexto ambiental e os valores compartilhados pelos dirigentes organizacionais, o que possibilita indicar haver influência de tais valores sobre as práticas e ações dos órgãos oficiais de turismo estudados. No caso da organização Santa Catarina Turismo, pôde-se verificar a predominância de valores do contexto internacional na sua lógica de ação. Já no caso da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, constatou-se a presença de valores ambientais de dois níveis contextuais, quais sejam, nacional-internacional. Por fim, verificou-se que na Paraná Turismo houve maior congruência entre os valores dos dirigentes e os valores predominantes no contexto regional de análise.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research has the aim to think over about the influence of the Institution's values in the environment context in the area of tourism and also about shared values by the board directions of the strategic levels concerning the action's strategies developed by the official Bureau of tourism of Rio Grande do Sul, Santa Catarina and Paraná states. The comparative study of cases was the adopted method in this issue, considering the year of 2000 as the period of time of these analysis. The data have been gotten from the secondary and primary sources, through the analysis of internal and external organizations documents and issues, as well the semi-structured interviews. As a way of analysis the descriptive and qualitative procedures were made, emphasizing the techniques of the content and document analysis. The secondary data analysis concerning the tourism sector has allowed to identify nine valorous notions that prevail in the environment context - the participation of the State, marketing, investment, quality, professional qualification, integration/ partnership, social and cultural values, support and development. Concerning the organizational values and strategies, the results have pointed that they are guided by valorous aspects in the environment context of the tourism sector. Therefore, it was possible to confirm that each organization has a tendency to be oriented according the things which have its own values in different contextual levels. In this sense we concluded that there is consistency between the predominant values by the organizational directors, which proof that there is an influence of these values upon the practices and the actions of the Official Departments of Tourism, which have been already studied. Specifically concerning the organization called Santa Catarina Tourism, we can confirm the predominance of values in the international context in its logic of action. But by other hand, the Rio Grande do Sul State Bureau of Tourism, has confirmed the presence of environment values of both contextual levels, it means, national and international. At once, we have confirmed that at the Paraná Tourism organization there was a bigger consistency between the Director's values and the predominant values in the regional context analysis.-
Formato: dc.format171f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estrategico-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Planejamento estratégico-
Título: dc.titleValores e estratégia organizacional : estudo comparativo de casos em órgaos oficiais de turismo do sul do Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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