Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rachid, Acir, 1921-2016 | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Valderilio Feijó | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1995 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/32081 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32081 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Acir Rachid | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Setor de Ciencias da Saude da Universidade Federal do Parana | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste estudo foi o de avaliar, do ponto de vista funcional, as manifestações articulares em pacientes portadores de Síndrome de Reiter em acompanhamento ambulatorial nos Serviços de Reumatologia e Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná. Submetemos vinte e sete pacientes a questionários de avaliação de saúde (HAQ e HAQ-S); escalas visuais para Dor e Rigidez, além de uma análise clínico-articular e radiológica. Os escores obtidos nos questionários e nas escalas de análise visual foram correlacionados, demonstrando níveis estatisticamente significativos. Além disso, comparamos tais dados com os dados clínico- articulares, e demonstramos que a SR tem sido em nosso meio, uma doença de curso clínico limitado e de bom prognóstico, na maioria dos casos. A maior parte dos pacientes encontrou-se em classe funcional I e II, com incapacitação maior nos períodos de exacerbação clínica. Observamos que os piores prognósticos ocorreram em pacientes do sexo masculino, portadores de SR pós-venérea, e HLA B27 positivos. As manifestações articulares e entesopatias de pés e tornozelos foram as principais responsáveis pela incapacidade músculo-esquelética. Também demonstramos que o HAQ-S como método de avaliação funcional, não é completamente satisfatório na SR. | - |
Formato: dc.format | 79f. : il. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disturbios da articulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Análise funcional das manifestações articulares na síndrome de Reiter em pacientes com seguimento no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: