A influência de traços da cultura brasileira sobre a comunicação intra e intercultural no setor automotivo do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastor, Belmiro Valverde Jobim-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Carolina Scalise Taques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:20:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:20:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/32056-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32056-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho teve por escopo identificar o modo pelo qual a cultura brasileira influencia a atividade de comunicação entre gerentes (tanto brasileiros quanto estrangeiros) e seus subordinados brasileiros, em multinacionais do setor automotivo do Estado do Paraná. A influência da cultura brasileira foi analisada com base em seus traços mais característicos: a receptividade ao estrangeiro, a orientação para o curto prazo, a aversão à sistematização do trabalho, o protecionismo, a aversão à incerteza, o individualismo, a valorização das relações, o formalismo, o jeitinho e o personalismo. O delineamento de pesquisa utilizado foi o estudo comparativo de casos, tendo os dados sido coletados por meio de fontes primárias e secundárias. As fontes primárias foram constituídas por questionários e entrevistas em profundidade, semi-estruturadas, junto a gerentes brasileiros e estrangeiros e seus subordinados, bem como por observações não-participantes e não-sistemáticas. Já as secundárias foram constituídas por documentos institucionais, tais como informativos internos, vídeos e material de treinamento. Neste sentido, foram empregados, para a análise dos dados, procedimentos descritivo-qualitativos, utilizando métodos de análise de conteúdo e documental. Os dados coletados permitiram conhecer as características do processo de comunicação nas organizações estudadas, identificar os traços que nelas estão mais presentes e apontar aqueles que facilitam ou dificultam a atividade gerencial.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Título: dc.titleA influência de traços da cultura brasileira sobre a comunicação intra e intercultural no setor automotivo do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.