Arquitetura pedagógica computacional para interações intelectuais entre crianças surdas e pais não-surdos em Libras e Português

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSánchez García, Laura, 1957--
Autor(es): dc.contributorFernandes, Sueli de Fátima, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Cayley-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/32040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32040-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Laura Sánchez Garcia-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profª. Drª. Sueli Fernandes-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 26/06/2013-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 151-161-
Descrição: dc.descriptionResumo: Mais de 90% de crianças Surdas nascem em famílias de pais não-Surdos, o que resulta na pouca ou quase nenhuma exposição à Língua de Sinais, e na falta de aquisição, no âmbito familiar, de conceitos cotidianos, tanto concretos quanto espontâneos. A falta de aquisição destes conceitos impede que a criança Surda elabore e desenvolva o intelecto para criar conceitos científicos, um processo que depende de conhecimento prévio e é dependente da língua. A falta de aquisição na primeira infância da Língua de Sinais pela criança Surda acarreta barreiras linguísticas dentro da família, e impõe severas limitações de acesso às possibilidades humanas disponíveis, tais como desenvolvimento intelectual, comunicação e cidadania. O letramento bilíngue para crianças Surdas é ainda elusivo. Letramento bilíngue, considerado como adequado para o Surdo, é o processo resultante da apropriação e uso da Língua de Sinais e seus significados como língua materna do Surdo, para desenvolvimento intelectual, e a modalidade escrita da língua oral (no nosso caso, o Português) como segunda língua. Esta tese apresenta uma arquitetura pedagógica inédita para letramento bilíngue de Surdos baseada em uma das características das línguas de sinais: sua maior iconicidade quando comparada a outras línguas. A Arquitetura Pedagógica Computacional incorpora o uso de teorias e ferramentas capazes de alterar as estruturas cognitivas (tais como Mapas Conceituais, Sense-Making, Senso Comum etc.) a serem usadas durante a construção de artefatos, e no artefato propriamente dito; E propõe um processo a ser usado por desenvolvedores, educadores e outros membros da comunidade de Surdos em suas tarefas de implementação destes artefatos computacionais que promovam o letramento bilíngue e as Interações Intelectuais. Interações Intelectuais se referem a interações sociais, mediadas por artefatos computacionais que instigam o uso de processos intelectuais para a criação de conhecimento e desenvolvimento geral.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Over 90% of Deaf children are born to non-Deaf parents, which results in little to no exposure to Sign Language (SL), the natural language of the Deaf. Deaf children born to non-Deaf parents do not learn, within their families, daily life concepts: the concrete and the spontaneous concepts. The lack of acquisition of spontaneous concepts prevents Deaf children to elaborate and develop intellect to create scientific concepts, a process that is dependent on language. The lack of early Sign Language acquisition and consequent language barrier within the family prevents the Deaf children to have full access to available human possibilities such as intellectual development, communication, and citizenship. Action is needed to address such issues, with adequate tools for/in SL. Bilingual literacy for Deaf children is still elusive. Bilingual literacy, considered adequate for the Deaf, is the resulting process of appropriation and use of Sign Language and its meaning as the natural language of the Deaf, for intelectual development and the written form of the oral language (Portuguese, in our case) as the second language. This thesis presents an original pedagogical architecture for Deaf bilingual literacy based on one of the SL features: its iconicity. It incorporates the use of cognitive theories (e.g. Conceptual Maps, Sense-Making, Common Sense etc.) and a computational process to be used by designers, educators and other members of the Deaf community in their task of implementing computational Artifacts that promote bilingual literacy and Intellectual Interactions. Intellectual Interactions are social interactions, mediated computer Artifacts, that require the use of intellectual processing for knowledge creation and overall development.-
Formato: dc.format161f. : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças surdas-
Palavras-chave: dc.subjectInteração homem-máquina-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngüe-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da computação-
Título: dc.titleArquitetura pedagógica computacional para interações intelectuais entre crianças surdas e pais não-surdos em Libras e Português-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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