Arquitetura pedagógica computacional para interações intelectuais entre crianças surdas e pais não-surdos em Libras e Português

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcía, Laura Sánchez, 1957--
Autor(es): dc.contributorFernandes, Sueli de Fátima-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Cayley-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:11:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:11:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/32040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32040-
Descrição: dc.descriptionResumo: Mais de 90% de crianças Surdas nascem em famílias de pais não-Surdos, o que resulta na pouca ou quase nenhuma exposição à Língua de Sinais, e na falta de aquisição, no âmbito familiar, de conceitos cotidianos, tanto concretos quanto espontâneos. A falta de aquisição destes conceitos impede que a criança Surda elabore e desenvolva o intelecto para criar conceitos científicos, um processo que depende de conhecimento prévio e é dependente da língua. A falta de aquisição na primeira infância da Língua de Sinais pela criança Surda acarreta barreiras linguísticas dentro da família, e impõe severas limitações de acesso às possibilidades humanas disponíveis, tais como desenvolvimento intelectual, comunicação e cidadania. O letramento bilíngue para crianças Surdas é ainda elusivo. Letramento bilíngue, considerado como adequado para o Surdo, é o processo resultante da apropriação e uso da Língua de Sinais e seus significados como língua materna do Surdo, para desenvolvimento intelectual, e a modalidade escrita da língua oral (no nosso caso, o Português) como segunda língua. Esta tese apresenta uma arquitetura pedagógica inédita para letramento bilíngue de Surdos baseada em uma das características das línguas de sinais: sua maior iconicidade quando comparada a outras línguas. A Arquitetura Pedagógica Computacional incorpora o uso de teorias e ferramentas capazes de alterar as estruturas cognitivas (tais como Mapas Conceituais, Sense-Making, Senso Comum etc.) a serem usadas durante a construção de artefatos, e no artefato propriamente dito; E propõe um processo a ser usado por desenvolvedores, educadores e outros membros da comunidade de Surdos em suas tarefas de implementação destes artefatos computacionais que promovam o letramento bilíngue e as Interações Intelectuais. Interações Intelectuais se referem a interações sociais, mediadas por artefatos computacionais que instigam o uso de processos intelectuais para a criação de conhecimento e desenvolvimento geral.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCrianças surdas-
Palavras-chave: dc.subjectInteração homem-maquina-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilingue-
Título: dc.titleArquitetura pedagógica computacional para interações intelectuais entre crianças surdas e pais não-surdos em Libras e Português-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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