Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | García, Laura Sánchez, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rafaella Aline Lopes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:38:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:38:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/32016 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32016 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Internet proporciona inúmeras vantagens em relação à sua utilização como meio de comunicação e socialização, porem o conteúdo web nao e acessível a contento para todos os perfis de usuario [10]. O acesso participativo e universal do cidadao brasileiro ao conhecimento e um dos desafios colocados pela Sociedade Brasileira de Computaçao e este trabalho tende a colaborar neste sentido [29]. A pesquisa realizada com esta dissertacao caracteriza-se como um estudo exploratório, por haver uma analise das necessidades em acessibilidade na web relacionados a um publico específico, o usuario surdo, principalmente o sinalizador da língua de sinais. Assim, o conjunto de recomendacães descritas aqui foi baseado em trabalhos que desenvolveram o estudo surdo e em cartilhas de acessibilidade da W3C/WAI e E-MAG, em que filtrou-se somente as recomendacoes pertinentes ao perfil de usuario em questao. As recomendacoes elencadas foram divididas em conjuntos conforme o tema de discussãao, e para cada conjunto foi realizado um parecer argumentativo que poderia determinar uma melhor abordagem para o desenvolvimento de web sites acessíveis ao usuario em questão, podendo futuramente haver uma continuidade ao estudo para contemplar sistemas em geral. Para validar estas recomendacoes foi desenvolvido um protótipo onde participantes da comunidade surda puderam apresentar suas opiniões sobre os elementos de acessibilidade implementados e as questões de acessibilidade apresentadas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | Recomendações para acessibilidade aos surdos de auxílio aos designers na criação e na implementação de ambientes web | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: