Mudança na política educacional e posicionamento estratégico

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Autor(es): dc.contributorSilva, Clovis Luiz Machado da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorAndrade Filho, José Campos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:00:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:00:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/32008-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/32008-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a relação entre os esquemas interpretativos e o posicionamento estratégico da Universidade ALFA, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Centro Universitário Adventista em face da mudança na política educacional brasileira no período de 1990 a 2000. O trabalho utilizou como método o estudo comparativo de casos. Os dados secundários foram obtidos por meio de consulta de documentos. Os dados primários foram obtidos por meio de observação não participante e de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os membros do nível estratégico. A abordagem dos dados emprega procedimentos descritivo-qualitativos. A mudança ambiental abrange a nova legislação educacional, editada a partir de 1995, e o aumento da concorrência. O impacto da mudança ambiental foi de natureza incremental, fato que pode ser explicado pelos seguintes fatores: existência de prazos para que as instituições de ensino se adaptem às novas exigências legais, falta de suporte social para as novas regras legais nos primeiros anos de implantação e aumento gradativo do número de cursos e instituições de ensino. Mudanças de natureza estratégica só ocorrem na Mackenzie, associadas à troca dos membros do nível estratégico. Nota-se que as organizações estudadas não avaliam as mudanças ambientais de forma homogênea, fato explicado pela diferenças existentes nos esquemas interpretativos. A organização ALFA sente-se oprimida pelo aumento da concorrência e considera as exigências legais excessivas, o Centro Universitário Adventista vislumbra oportunidades de crescimento e a Mackenzie busca superar desafios. Percebe-se ainda diferenças no posicionamento estratégico adotado pelas instituições, decorrentes da forma como as instituições avaliam o ambiente a partir das crenças e valores do grupo dirigente. A organização ALFA altera o rol de seus cursos e busca atender formalmente às exigências legais, a Mackenzie investe na pósgraduação stricto sensu, para assegurar o desenvolvimento da pesquisa e adaptar seu corpo docente às exigências legais, o Centro Universitário Adventista preocupa-se em montar a estrutura para os novos cursos recém-criados e preservar sua característica religiosa. Concluise, portanto, que os esquemas interpretativos atuam como filtro que influencia a forma como as organizações avaliam seu ambiente mediando o posicionamento estratégico das instituições, justificando as diferenças encontradas nas estratégias de recursos, produtos e mercado das instituições de ensino objeto deste estudo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e ensino-
Título: dc.titleMudança na política educacional e posicionamento estratégico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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