Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rachid, Acir | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde | - |
Autor(es): dc.creator | Rea Neto, Alvaro, 1959- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:33:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:33:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1994 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/31963 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31963 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Acir Rachid | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias da Saude | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho visa descrever a aplicação do método científico no processo de solução dos problemas clínicos. O primeiro capítulo traz uma narração do desenvolvimento do método científico, desde a dedução e a indução, até o estabelecimento do método hipotético-dedutivo como forma de obtenção de conhecimentos válidos. () segundo capítulo expõe as diversas fases do processo de solução dos problemas clínicos utilizado pelos médicos segundo o método científico hipotético-dedutivo e seu potencial uso no ensino médico. O anexo descreve alguns casos clínicos exemplificando todo o raciocínio clínico utilizado na busca da solução do problema dos pacientes. O objetivo da dissertação é expor as fases e os constituintes do processo cognitivo que os médicos empregam nas decisões diagnosticas e terapêuticas. Espera-se que a racionalização do processo possa guiar seu ensino científico com a conseqüente produção de melhores decisões e eficientes soluções para os mais diversos problemas clínicos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The main purpose of this matter is to describe the application of the scientific method in the search of the clinical problems solutions. The first chapter describes the scientific method development from the deduction and induction till the hypothetic-deductive method settlement as a way to obtain valid knowledges. The second chapter relates the several of clinical problems solvings ways used by physicians according to the hypothetic-deductive method and the power it stands for in the medical teaching. Some clinical cases inclosed reporting all the clinical reasoning employed in the investigation to obtain the solution of the patient problems. The dissertation purpose is to bring up the phases and the parts of the cognitive process used by physicians to make up diagnosis and therapeutics decisions. It is expected that the rationalization of the process may guide the scientific teaching to better determinated decisions and effective solution to the several clinical challenges. | - |
Formato: dc.format | 145 p. : il. ; 29cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | A aplicação do metodo cientifico no processo de solução dos problemas clinicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: