Mudanças de valores e configuração estrutural em aquisição de empresas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Clovis Luiz Machado da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorTortato, Ubiratã-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:39:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:39:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/31945-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31945-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo da presente pesquisa é sugerir uma possível relação entre os valores do grupo dirigente e a configuração estrutural de uma organização que passou por um processo de aquisição. A organização estudada é a Praxair Surfaces Technologies do Brasil Ltda. Essa organização surgiu em 1997, após a aquisição da Rolmaster Industrial Ltda pela empresa americana Praxair Surfaces Technologies Inc. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo de caso descritivo-qualitativo, com obtenção de dados em fontes primárias e secundárias. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com quatro atuais dirigentes e três ex-dirigentes da organização, e observação assistemática direta. Diversos documentos organizacionais serviram de fonte para os dados secundários. Na análise dos dados utilizaram-se os métodos de análise documental e de análise de conteúdo. Os resultados revelados pela análise permitiram identificar significativas alterações nos valores do grupo dirigente e na configuração estrutural, após o processo de aquisição. Os principais valores do grupo dirigente, antes da aquisição, eram: segredo, controle, custos, conformismo, informalidade e investimento. Após a aquisição, os principais valores mudaram para: padrão, custos, comunicação, informações, responsabilidade e planejamento. Na fase anterior à aquisição havia uma visível preocupação em limitar o acesso às informações e à decisão; após a aquisição está se consolidando a tendência de compartilhar informações e decisões, seguindo o modelo da empresa adquirente. Como conseqüência, após a aquisição, nas dimensões estruturais de complexidade e centralização, houve diminuição de intensidade, enquanto na dimensão de formalização houve elevação. Concluindo, a análise dos dados revelou que os valores do grupo dirigente tiveram decisiva influência na configuração estrutural da organização.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas - Compra-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Título: dc.titleMudanças de valores e configuração estrutural em aquisição de empresas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.