O desenho : possibilidades e impossibilidades do diálogo entre professor e aluno no processo de alfabetização do projeto arquitetônico: o caso da UFPR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBaibich, Tânia Maria-
Autor(es): dc.contributorWeihermann, Silvana, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorOrtega, Artur Renato, 1966--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:00:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:00:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/31923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31923-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Tânia Maria Baibich-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Silvana Weihermann-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,15/08/2013-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls.241-246-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta tese defende que o desenho, como instrumento do pensar a Arquitetura, promove a capacidade ordenadora, que estrutura e molda o próprio pensamento e que o expõe para o desenvolvimento das ideias, favorecendo o diálogo entre professor e aluno e, por conseguinte, o processo de alfabetização em projeto arquitetônico. Busca aprofundar as conceituações de um campo específico de atividade, isto é, o significado e a prática do desenho no trabalho projetual do arquiteto. Aponta a teoria sobre a representação do espaço na criança, proposta por Jean Piaget como estratégia da construção do conhecimento. A metodologia de estudo de caso do tipo etnográfico foi utilizada para a realização de observações das relações pedagógicas, através dos usos dos desenhos nos momentos de diálogo (diálogo gráfico) entre professor(es) e aluno(s), durante o período de atividade de um exercício de projeto, nas aulas da disciplina de Arquitetura I, de uma turma do segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná. Os sujeitos analisados foram selecionados a partir de duas categorias prévias ao início da referida disciplina: 1) alunos que se auto avaliaram com dificuldades de se expressarem por meio de desenhos e 2) alunos que se auto avaliaram com facilidades de se expressarem por meio de desenhos. A partir dos dados observou-se que as atividades propostas pelos professores, e sua atuação docente, durante o desenvolvimento das atividades didáticas, favoreceram parte de um grupo de alunos, no caso os que se consideraram "desenhadores" e desfavoreceram ao outro. Sendo assim, pode-se afirmar que a prática pedagógica dos professores da disciplina de Arquitetura I, mediante o diálogo gráfico, intervém no processo de construção do conhecimento do aluno, ou mais especificamente, no processo de alfabetização em projeto de Arquitetura.-
Formato: dc.format403 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho arquitetônico-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto arquitetônico-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectPratica de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO desenho : possibilidades e impossibilidades do diálogo entre professor e aluno no processo de alfabetização do projeto arquitetônico: o caso da UFPR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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